Outubro Rosa terá início na próxima quinta-feira em Cuiabá
A Campanha Outubro Rosa tem inicio na próxima quinta-feira (01) nas unidades de saúde da capital com uma serie de eventos que vão desde passeatas, rodas de conversas e palestras, até a distribuição de folders contendo orientações e informações sobre o problema, e a realização de exames preventivos.
A abertura oficial da programação do Outubro Rosa na capital será no Centro de Saúde Pico do Amor, às 08h00, com uma pequena palestra sobre a campanha e a importância da realização de exames preventivos.
As ações que integram a campanha na capital estão sendo coordenadas pelas diretorias de Atenção Básica e de Atenção Secundária da Secretaria de Saúde de Cuiabá.
O secretário de Saúde do município, Ary Soares Junior falou sobre a importância da campanha e os objetivos da Prefeitura ao integrar esse esforço de conscientização da população.
“Durante todo o mês de outubro, estaremos promovendo uma série de eventos para chamar a atenção da população para o problema. Queremos que na rede pública de saúde da capital, a divulgação de informações e orientações para o auto-exame entre as mulheres seja massificada, pois dessa forma, detectando o nódulo precocemente, é possível buscar atendimento médico, exames específicos como a mamografia e dar início ao tratamento com mais possibilidades de cura", enfatizou Ary Soares Junior.
Uma cura que segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), aumenta em 85% as chances das pacientes, caso o problema seja detectado precocemente.
Conquista
Na capital, o Centro de Referência de Saúde da Mulher para o Tratamento de Doenças Genitais Inferiores, em funcionamento na Policlínica do Planalto desde o ultimo dia 23 de setembro, é um avanço importante nas ações de prevenção e tratamento do câncer.
O serviço, coordenado pela Diretoria de Atenção Secundária, integra o Programa de Planejamento Sexual e Reprodutivo de Cuiabá, do Ministério da Saúde.
“Neste primeiro momento estamos realizando o diagnóstico diferenciado e tratamento das lesões precursoras do câncer do colo uterino, mas, a partir de 2016, estaremos também atendendo os pacientes de câncer de mama”, explicou Rosiane Fátima Leite Brandão Laranja, uma das responsáveis técnicas do programa.
As mulheres chegam à unidade referenciadas da rede pública de saúde e têm acesso a avaliação, diagnóstico, tratamento e acompanhamento além de Ações de Planejamento Sexual e Reprodutivo.
Durante a campanha do Outubro Rosa, a unidade será uma das que estarão realizando uma programação diferenciada.
Essa mobilização em torno da prevenção e tratamento em relação aos cânceres de mama e de colo de útero tem uma origem. Segundo estimativas do Inca (2014), mais de 600 novos casos de câncer de mama deverão ser diagnosticados em Mato Grosso, a maioria deles, 470, em Cuiabá. No Brasil, a estimativa é de mais de 57 mil novos casos da neoplasia.
Um dos mais importantes fatores de risco para a doença é a idade, com cerca de quatro em cada cinco casos registrados após os 50 anos de idade.
Já no caso de câncer de colo de útero, a estimativa do Inca para Mato Grosso é de 390 novos casos em 2014, sendo 160 na capital mato-grossense.
Programação
Durante o Outubro Rosa, Policlínicas, centros de Saúde e unidades do Programa Saúde da Família (PSF) estarão intensificando o atendimento às mulheres, explicou a coordenadora de Programas Especiais, Suzana César de Ávila Gutierrez.
Nas 92 unidades que integram a rede básica de saúde (Centros de Saúde e os PSF’s) serão realizadas palestras sobre a importância da ida regular ao ginecologista e a realização dos exames preventivos como o Papanicolau (Colpocitologia Oncótica - CCO), exame clínico e auto-exame das mamas e mamografias.
No Centro de Saúde Pico do Amor, além de palestra e coffe break, também haverá coleta de CCO para exame preventivo de câncer de colo de útero.
Na capital, a programação obedecerá ao seguinte calendário: de 05 a 09 de outubro (primeira semana do mês), as unidades de saúde da Regional Norte estarão realizando uma programação especial, voltada para a campanha. Na segunda semana, de 12 a 16 de outubro, será a vez da Regional Sul; na terceira semana, de 19 a 23 de outubro, na Regional Leste e, na última semana do mês, de 26 a 30 de outubro, será na Regional Oeste.
Durante todo o mês, as unidades de saúde da rede de atenção básica continuam com suas atividades normais.
A campanha
O Outubro Rosa é um movimento nascido nos Estados Unidos, em 1990 e realizado por diversos entes. Direcionado ao conjunto da sociedade de uma forma geral e às mulheres em particular tem como foco a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, e o compartilhamento de informações.
Por meio de uma série de atividades, o movimento pretende estimular a participação da população no controle do câncer de mama. O nome – Outubro Rosa – se refere à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama.