Começa sábado a campanha contra a poliomielite
Começa neste sábado e segue até o dia 31 de agosto a 36ª Campanha de Vacinação contra a Poliomielite. Em Pernambuco, a meta é imunizar, no mínimo, 95% das 625.686 crianças de seis meses até quatro anos 11 meses e 29 dias de vida.
A vacina contra a pólio não tem contraindicação. As crianças não imunizadas podem desenvolver a doença, que tem como principal agravamento a flacidez muscular em pelo menos um dos membros inferiores. Em 2014, Pernambuco imunizou 619.807 (99,08% do público total).
Pernambuco não registra casos de poliomielite desde 1988, mas há ocorrências no Paquistão e no Afeganistão, com 28 confirmações até o início de julho. "Para continuarmos sem a circulação do vírus no Brasil, é preciso que todos entre 6 meses e menores de 5 anos sejam imunizados", afirma a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Ana Catarina de Melo.
A poliomielite não é registrada no Brasil há 26 anos. O último caso foi no município de Souza, na Paraíba, em 1989. Em Pernambuco, foi em 1988. Desde 1994, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) o Certificado Internacional de Erradicação da Transmissão Autóctone do Poliovirus Selvagem. A partir de então, o país assumiu o compromisso de manter altas coberturas vacinais maiores ou igual a 90%. Em 2001, esta meta foi alterada para 95% da população alvo.
Durante o período também estará sendo realizada a Campanha de Multivacinação para Atualização de Esquema Vacinal. Por isso, os menores de cinco anos devem comparecer aos postos de saúde com o cartão de vacina para que seja verificada a necessidade de aplicação de alguma dose contra sarampo, caxumba, rubéola, meningites, hepatite, coqueluche, difteria, tétano, entre outras doenças.