Nova cirurgia para combater a obesidade
Desviar o fluxo da bílis para a parte final do intestino delgado. É assim o novo procedimento para combater a obesidade, desenvolvido pelo Vanderbilt University Medical Center de Nashville, nos EUA.
A investigação foi levada a cabo em roedores obesos e é comparável a uma gastrectomia vertical ou a cirurgia bariátrica. Em ambos os casos, o resultado é que o paciente come menos e, ao mesmo tempo, absorve menos do alimento que ingeriu, por isso estão entre os métodos cirúrgicos "mais efectivos" para conseguir "uma perda de peso duradoura" e "reverter os sintomas do diabetes em humanos", apontaram os autores da pesquisa liderada pelo especialista Naji Abumrad, revela a Diário Digital.
Os especialistas, que publicaram os avanços na revista Nature, descobriram que a simples injecção de fluxo de ácido biliar no íleon é suficiente para obter efeitos similares aos gerados por procedimentos cirúrgicos tradicionais mais complicados. Aparentemente, esses efeitos são consequência de uma redução na absorção de gordura no intestino delgado e a mudanças na microbiota (flora intestinal), segundo o estudo.