6 dicas para viajar grávida
Durante as minhas duas gestações, fiz muitas viagens (na maioria mais curtas, dentro do Brasil mesmo), mas a que mais me marcou foi a viagem para Orlando e Miami, aos 7 meses de gravidez, quando levamos a Marina para conhecer os parques da Disney.
Era comecinho de agosto - no auge do surto da Gripe A – e fez muito calor naquele verão na Flórida.
Mesmo assim, tivemos momentos muito legais em família, aproveitamos para fazer umas comprinhas para o enxoval e a Marina curtiu seu momento despedida de filha única!
Confira algumas dicas que podem ajudar a garantir uma viagem tranquila:
1. Converse com seu médico e conte da viagem. Peça todas as orientações necessárias para ele. Peça também um atestado de que está grávida (se a viagem for internacional, em inglês). E não esqueça de fazer um bom seguro. No caso de uma emergência, será fundamental.
2. Informe-se sobre vacinas. Se estiver viajando para países com incidência de doenças endêmicas mais graves, converse com o obstetra sobre os riscos para você ou o bebê. De modo geral, gestantes devem evitar vacinas feitas a partir de organismos vivos atenuados, como as de febre amarela, catapora, sarampo, caxumba e rubéola. Se não puder tomar alguma vacina obrigatória, precisa levar uma declaração do médico (em inglês, se necessário) atentando a impossibilidade devido a gestação. Consulte o guia de "Orientação ao Viajante" no site da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa).
3. Verifique as regras da companhia aérea sobre o limite de tempo da gestação para poder embarcar. Na hora de comprar a passagem de avião, já marque a sua poltrona. Se conseguir, opte pelo corredor para poder esticar as pernas e levantar várias vezes para ir ao banheiro.
4. Compre todos os ingressos que puder online para evitar filas em atrações e museus. Em muitos países, como nos Estados Unidos, grávidas não entram em filas preferenciais.
5. Planeje suas refeições, faça reservas em restaurantes e ande sempre com vários lanchinhos na bolsa. Não esqueça de beber muita água durante todo o dia.
6. Preserve a sua energia. Mesmo estando perfeitamente disposta, é importante arranjar um tempinho para relaxar, levantar as pernas para cima ou até dormir um pouquinho depois do almoço. Assim, você mantém o pique durante toda a viagem.