Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Terça, 26 de Novembro de 2024

Michelle Obama dispensa véu durante visita à Arábia Saudita e causa polêmica

28/01/2015

A primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, causou polêmica por não usar o véu durante uma visita à Arábia Saudita. Acompanhando o marido, Barack Obama, Michelle prestou suas condolências à família real saudita pela morte do rei Abdullah. 

No entanto, de acordo com os padrões de conduta do reino saudita, mulheres devem usar véu cobrindo suas cabeças, conhecidos como hijab, e mantos negros quando saem às ruas.

O reino abre exceções para mulheres estrangeiras, que não são obrigadas a trajar o véu no país. Durante a visita, Michelle seguiu outra recomendação, que é a de usar roupas que cubram boa parte do corpo. A primeira-dama vestiu um blusão com mangas compridas por cima de uma camisa. 

Além dela, outras mulheres da delegação americana não usaram véus. A situação gerou uma hashtag em árabe postada 2,5 mil vezes no Twitter - que, traduzida, significa #Michelle_Obama_semvéu.

 

Os comentários variavam de elogio ao gesto, encarado como ato político, à crítica, que via no fato um  desrespeito aos direitos das mulheres e aos direitos humanos como um todo.