Para Ana Amélia, mudar meta de superávit é casuísmo
A tentativa do governo de alterar a meta do superávit primário - a economia que um país faz para pagar os juros da dívida pública - foi criticada pela senadora Ana Amélia (PP-RS) nesta sexta-feira (28) em Plenário. A parlamentar classificou o projeto de lei que o governo enviou ao Congresso de “casuísmo”.
- Temos que ter um rigor muito grande não só com a observância das leis que nós próprios, parlamentares, ajudamos a escrever ou colaboramos para que elas fossem feitas, como a Lei de Responsabilidade Fiscal. E não podemos, ao sabor do vento ou ao sabor do desejo do governo, alterar a lei para que ela possa ser cumprida conforme o interesse particular – criticou.
Para Ana Amélia, o governo deveria reconhecer que não cumprirá a meta e fazer um esforço de forma a recolocar a economia nos trilhos. Na avaliação da senadora, a aprovação do PLN 36/2014, que abrirá caminho para o Executivo abater da poupança fiscal todos os gastos realizados com investimentos e desonerações de tributos concedidas ao longo do ano, abalará a credibilidade do governo.
Aerus
No mesmo pronunciamento, a senadora manifestou esperança de ver aprovado na terça-feira (2) pelo Plenário do Congresso o PLN 31/2014, que abre crédito especial de R$248 milhões ao Ministério da Previdência Social. O dinheiro deverá ser usado para cumprir sentença judicial favorável ao Instituto Aerus de Seguridade Social, que reúne aposentados e pensionistas das extintas companhias aéreas Varig, Cruzeiro e Transbrasil. Conforme informou a senadora, acordo dos líderes foi firmado para que a proposta seja votada.
- Faz mais de duas semanas que os integrantes do Fundo Aerus estão no Salão Verde da Câmara dos Deputados, numa vigília pela aprovação do crédito especial. Espero que o Natal dos aposentados do Aerus seja um pouco melhor do que foi nos anos anteriores. São oito anos de espera, para que a Justiça seja feita para essas pessoas, homens e mulheres – disse.
Novembro Azul
Ana Amélia ainda saudou a participação do Congresso na campanha Novembro Azul, de conscientização sobre o câncer de próstata. Ela destacou a importância desse tipo de engajamento para levar homens com mais de 50 anos a se submeterem ao exame que pode identificar a doença. A campanha é uma iniciativa do Instituto Lado a Lado Pela Vida e da Sociedade Brasileira de Urologia.