Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Quinta, 28 de Novembro de 2024

Unidade Móvel de Saúde da Mulher é inaugurada

17/01/2014

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretária Municipal de Saúde, inaugurou, na manhã desta terça-feira (14), a Unidade Móvel “Carreta Saúde Cidadã, Saúde da Mulher”. O prefeito de Maceió Rui Palmeira, o vice-prefeito Marcelo Palmeira e o secretário municipal de saúde Jaelson Gomes participaram da solenidade, que aconteceu no estacionamento do Jaraguá. A carreta é um consultório móvel que percorrerá a cidade, indo até aonde a mulher maceioense está, levando serviços de mamografia e ultrassonografia da da mama e endovaginal.

Durante três anos, a carreta vai passar pelos bairros da capital realizando 100 exames por dia, o que deve totalizar dois mil por mês. Os diretores de unidades de saúde já foram orientados sobre o sistema de atendimento. Para iniciar, o projeto experimental contemplará a região do 2º Distrito Sanitário, que vai do Centro até o Pontal da Barra. A partir desta quarta-feira (15) e até o final de janeiro a unidade estará atendendo na Praça Pingo D’água, situada no Trapiche.

“Há uma demanda muito grande e uma oferta muito pequena desses serviços. Com a Unidade Móvel, nós esperamos diminuir essa distorção prestando um grande serviço à saúde da mulher maceioense. Nosso intuito é aumentar a oferta de exames para que, se algo for detectado, a paciente seja encaminhada imediatamente para o tratamento adequado. Quanto mais cedo uma doença for detectada, maior será a chance de cura”, pontuou o prefeito.

Segundo a coordenadora geral dos Distritos Sanitários de Maceió, Flavia Melro, “a porta de entrada da carreta para a mulher será a unidade de saúde mais próxima à residência dela. Ela deve procurar a unidade e solicitar o atendimento preventivo e será encaminhada através de agendamento. Sem tumulto ou correria, todas as mulheres que precisarem serão atendidas no dia e horário marcados”. Feito o exame, a mulher retornará à unidade para obter o resultado.

O vice-prefeito reforçou: “Entendemos a importância de levar políticas públicas de saúde para a população de Maceió. Iremos percorrer os bairros levando prevenção. Com este recurso esperamos suprir uma demanda reprimida há muitos anos”, destacou Marcelo Palmeira.

Já na inauguração, a carreta começou a operar. Neste primeiro dia, 10 mulheres já utilizaram os serviços. Uma delas foi a auxiliar administrativa Jaíde Nunes. “Hoje, eu vim fazer a mamografia. Trazer essa carreta para a nossa cidade foi mesmo uma grande ideia da Prefeitura. Nós estávamos mesmo precisando. Uma iniciativa muito boa que vai ajudar a nós mulheres na prevenção”, comemorou ela.

A experiência tem sido bem sucedida em outras localidades. “São quatro carretas em Brasília, 10 em Minas Gerais, quatro em Manaus e outras três em Tocantins. Nesses lugares a população recebeu a iniciativa muito bem. Com certeza será bem sucedida aqui em Maceió também”, afirmou Rui.

“Estamos dando continuidade a um conjunto de ações. Ainda há muito o que desenvolver, mas este é um avanço notável que vai percorrer os oito distritos que compõem o município. A Unidade Móvel vai, sobretudo, conscientizar as usuárias sobre a importância da prevenção”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Jaelson Gomes.

Representando o governador Teotonio Vilela Filho, o secretário estadual de Saúde, Jorge Villas Bôas comentou: “Nós temos que parabenizar a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde por disponibilizar esse recurso importantíssimo que vem acrescentar ações dentro da saúde da mulher. Iniciativas como essas vêm contribuir para organizar o Sistema Único de Saúde”.

A Unidade Móvel

A responsável pela carreta é a Gebramed. O coordenador da empresa, Anderson Santana, explicou que a unidade é dotada de equipamentos como mamógrafo, aparelho de ultrassom e impressora de última geração. “É uma estrutura muito moderna. Teremos um espaço com estrutura de elevador para cadeirantes, uma parte externa que comporta uma sala de espera para até 15 pessoas, além de cozinha e banheiro, disse ele. Tudo isso em uma estrutura de 25 metros de comprimento por quatro metros e trinta centímetros de altura. Para trazer a carreta pra Maceió , a Prefeitura investiu cerca de R$ 3 milhões