Avião movido a energia solar
02/07/2012
Pesquisas indicam que o setor de aviação é responsável por até 5% das emissões de gás carbônico no mundo. O impacto é grande, mas uma novidade com a envergadura de um Boeing 340 e o peso de uma caminhonete acaba de dar uma passo importante para que toda essa poluição tenha uma pane.
Trata-se do avião solar Solar Impulse, que fez seu primeiro voo intercontinental este mês, sem gastar nem uma gota de combustível. Ele é impulsionado pela energia captada por 12 mil células fotovoltaicas que cobrem suas asas.
Quando as quatro baterias da aeronave são cheias, ela pode voar até cinco horas seguidas. A estrutura é feita de fibra de carbono, fruto da pesquisa de 70 pessoas, entre eles suíços e franceses.
Ao todo, em sua última viagem — da Espanha ao Marrocos — o avião percorreu 2,5 mil quilômetros. O Solar Impulse, que só leva pilotos, ainda tem que evoluir para se tornar realidade comercial, mas é uma inspiração para os que tentam tornar a aviação mais sustentável, como as várias empresas que investem em combustíveis que aumentem menos o efeito estufa.