Infraero e Anac avaliam terreno para construir novo aeroporto
29/06/2012
Os técnicos da Infraero e da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) estarão em Teresina no inicio do próximo mês para identificar a área que será desapropriada e onde será construído o novo aeroporto. Três terrenos estão pré-selecionados para avaliação, todos na zona Sul. A informação foi revelada durante a visita do governador Wilson Martins ao aeroporto de Teresina, com o superintendente local da Infraero, Wilson Estrela.
Wilson Martins vistoriou os dois módulos que estão sem construção no aeroporto Petronio Portella e que serão inaugurados no dia 9 de julho, com a presença do presidente nacional da Infraero, Gustavo Vale. Os dois módulos tem um custo de R$ 4,5 milhões.
“Esse é o modulo operacional que a Infraero tem feito no Brasil todo. Esse modelo é para otimizar o espaço físico e melhorar o atendimento e conforto ao passageiro, ampliando a capacidade do aeroporto para 1,5 milhão de passageiros por ano.”, comentou o governador, depois de uma conversa com Wilson Estrela.
Segundo os dados apresentados pelo superintendente da Infraero, o embarque passará de uma área de 260 metros quadrados para 820 metros quadrados. O desembarque passará de 240 metros para 630 metros quadrados. A área de balcões das companhias passa de onze para dezesseis boxes. No terminal de embarque ainda terão espaço para cafeteria e livraria.
O governador defendeu a ampliação do atual aeroporto, mas defendeu também a criação de um novo. “Esse é um interesse do Governo. E isso é inevitável, porque Teresina não vai suportar mais a demanda para os próximos 15 ou 20anos.”, frisou Wilson Martins.
Ele confirmou que os técnicos da Infraero e da Anac estarão aqui no inicio do mês para ver os termos para desapropriar um terreno para iniciar a construção do novo aeroporto. Wilson Estrela disse que as inovações no atual aeroporto trazem mais conforto e segurança para os passageiros, que nos horários de embarque e desembarque, lotavam o aeroporto.