Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Quinta, 28 de Novembro de 2024

Gol, Latam e Voepass anunciam planos de expansão para Região Norte

24/02/2021

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Aeroporto de Manaus (Divulgação/Infraero)

Presidentes das companhias pertencentes à Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) anunciaram seus planos de expansão na Região Norte em 2021 e 2022, com mais voos, novas cidades atendidas e maior capacidade de transporte de cargas. Participaram do encontro Paulo Kakinoff, presidente da Gol, Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil, Eduardo Busch, diretor da Voepass, bem como os presidentes da Asta e da Rima.

O anúncio foi realizado durante evento de assinatura de contrato entre o Ministério da Infraestrutura e a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) para o desenvolvimento de projetos e obras de adequação de três aeroportos no Amazonas (AM), com investimento de R$ 29 milhões.

Também participaram do encontro, realizado na sede do Ministério da Infraestrutura de forma hibrida (presencial e por meio de videoconferência) o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, o presidente da Infraero, Tenente-Brigadeiro do Ar Hélio Paes de Barros Júnior e o secretário nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann, bem como governadores e outros parlamentares da Região Norte.

“O ministro Tarcísio consolidou hoje um novo patamar de conectividade para a região amazônica. O setor aéreo está engajado nessa importante iniciativa do governo federal”, afirmou o presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz.

Aeroportos

As cidades de Maués, Itacoatiara e Fonte Boa terão, no período de até um ano e meio, seus aeroportos adequados para operação de voos comerciais. “O setor aéreo, sem sombra de dúvidas, foi o mais afetado na pandemia. E as companhias estão encarando este desafio, percebendo a necessidade da demanda, e se comprometendo em ligar a região Norte ao restante do Brasil. Isso é fundamental”, disse o ministro Tarcisio.

“Estes aeroportos terão como foco a operação de aeronaves do modelo Grand Caravan, mas conforme a demanda aumente, a meta é certificar os aeroportos para operação de turboélices como o ATR, o que seria muito importante para a região”, disse o Tenente-Brigadeiro do Ar Hélio Paes de Barros Júnior. “Os projetos desses três aeroportos servirão de base para que possamos adequar outros aeroportos semelhantes, não só na região Norte, mas também em outras áreas do Brasil”, acrescentou o secretário nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann.