Gol e Azul solucionam 90% das reclamações de passageiros em 2020
Cerca de 40% das reclamações registradas, de julho a setembro, sobre os serviços de transporte aéreo foram respondidas em até um dia, tendo sido de 4,1 dias o tempo médio de resposta. É o que mostra os dados do 3º trimestre de 2020 do Boletim de Monitoramento do Consumidor.gov.br, divulgado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Além disso, o prazo para resposta durante a pandemia é de 15 dias.
Na comparação com o mesmo período do ano anterior, 15% das reclamações haviam sido respondidas em até 1 dia e o tempo médio de resposta foi de 4,9 dias. Ainda segundo a Anac, Gol e Azul apresentaram melhora na avaliação dos passageiros na plataforma, tendo ambas superado a marca de 90% no índice de solução e de 4,2 no índice de satisfação do consumidor, no qual a nota máxima possível é de 5.
A Gol ainda registrou o maior número de reclamações respondidas em até 1 dia, com 55,7%, e o menor tempo médio de resposta, apurado em 2 dias. A Latam registrou os menores índices de solução (66,4%) e de satisfação (2,5) entre as principais empresas aéreas brasileiras.
Entre as principais estrangeiras, a United alcançou o melhor desempenho, com tempo médio de resposta de 4,1 dias, índice de satisfação de 3 e tendo resolvido 79,1% das reclamações, na avaliação dos próprios consumidores. O maior tempo de resposta foi de 12,7 dias da Air France, enquanto a Copa Airlines registrou os menores índices de satisfação (2,1) e de solução (57,8%).
Índice de reclamações
De julho a setembro deste ano, a cada 100 mil passageiros pagos transportados, 174 reclamações foram registradas sobre os serviços prestados pelas companhias aéreas no geral. Entre as principais empresas brasileiras, a Azul apresentou o menor índice de reclamações, com 93 para cada 100 mil passageiros transportados. Gol e Latam vieram em seguida, com 144 e 208, respectivamente.
Entre as principais empresas estrangeiras, a United apresentou o menor índice, com 173 reclamações para cada equivalente a 100 mil passageiros transportados, enquanto a Copa Airlines registrou o desempenho mais desfavorável neste índice, de 3.274. O número total de queixas contra as estrangeiras foi de 987 a cada 100 mil passageiros.