Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Quinta, 28 de Novembro de 2024

Gunnebo Estreia Tecnologia de Reconhecimento Facial no Aeroporto de Salvador

18/12/2020

b9bdccdc8c28fb10248949038bfbf7f1_M

Tecnologia de biometria facial da Gunnebo será utilizada no embarque do passageiro na capital baiana; procedimento será 100% automatizado

Quase um ano depois de obter a homologação do e-Gate ImmSec, portão automatizado para o controle de fronteira e áreas de imigração, no Aeroporto de Salvador, na Bahia, a Gunnebo (www.gunnebo.com.br) participa, também na capital baiana, do projeto-piloto Embarque +Seguro, iniciativa do governo federal de embarque aéreo com uso de reconhecimento facial. O objetivo é tornar mais eficiente o processo de embarque nos aeroportos e mais seguras as viagens aéreas.

Após a aprovação dos testes, que ocorrem no dia 14 de dezembro com passageiros reais da Gol em Salvador, a tecnologia deverá ser instalada nos principais aeroportos do país, como Brasília e Galeão, no Rio de Janeiro. O projeto é idealizado pelo Ministério da Infraestrutura, através da Secretaria de Aviação Civil (SAC), em parceria com o Serpro, empresa de inteligência em TI do governo federal.

Hoje, as verificações nos aeroportos são feitas basicamente em duas etapas. Uma, para entrar na área de embarque, em que o passageiro sai com seu cartão, informa o voo e passa pelas máquinas de raio-x. Depois, para entrar na aeronave, um funcionário da empresa aérea verifica o bilhete no portão de embarque e confere o documento de identidade do passageiro.

No Embarque +Seguro as duas entradas serão usadas por máquinas de biometria facial, sem que documentos sejam trocados manualmente. É o sistema da Gunnebo, conhecido como Self Boarding Gate (SBG), que possibilita o reconhecimento biométrico do passageiro no momento do embarque. “Com a nossa tecnologia o procedimento será 100% automatizado, sem qualquer intervenção humana. A autenticação, por sua vez, é realizada pela base do Serpro, que valida ou não os dados do passageiro”, diz Marcelo Andrade, gerente de Desenvolvimento de Produtos da Gunnebo. “Além do fim da preocupação sanitária que vivemos com o coronavírus, a biometria facial traz mais agilidade e segurança às operações. Além disso, oferece toda a rastreabilidade do passageiro, da hora em que ele entrou no avião até o momento do desembarque”, completa o executivo.

O Embarque +Seguro, além de comprovar a identidade de quem embarca, garantindo mais segurança aos passageiros, vai reduzir o tempo de espera em filas. O viajante poderá ter acesso, futuramente, às informações sobre a saída do voo e a rota mais rápida para chegar até a área de embarque. “Ganham o turista, que é liberado rapidamente com a automatização do processo de entrada e coleta de dados; o aeroporto, que tem passageiros mais satisfeitos e com mais tempo livre para usufruir da estrutura de serviços e compras, e também as autoridades aeroportuárias, que aumentam a segurança com a integração de tecnologia biométrica”, afirma Andrade, da Gunnebo.

SOBRE A GUNNEBO

Com sede na Suécia, e presente em 28 países, a Gunnebo é líder mundial em soluções de controle de entrada, além de ser a pioneira na introdução da solução de automatização para ajudar aeroportos e as companhias aéreas a lidar com o crescimento de passageiros. As soluções Entrance Control da Gunnebo estão presentes em mais de 100 aeroportos de todo o mundo, além de 70 mil portas de acesso (mais de 2 mil delas em aeroportos) instaladas em metrôs e estádios em todo o mundo. No Brasil a companhia destaca-se também como fornecedora de equipamentos de proteção eletrônica para o varejo (antenas, etiquetas, cadeados, CFTV, etc), além de ser uma referência em soluções de tecnologia para performance de loja (contadores de fluxo, cofres inteligentes, monitoramento de PDV e transferência de mercadorias) que contribuem para melhorar a gestão e os resultados das companhias.