Gol terá 19 voos diários em Fortaleza no mês de outubro; destinos na Europa também são retomados
Fortaleza contará com 19 decolagens diárias da Gol Linhas Aéreas a partir de outubro. A empresa lançará voos sem escalas para São Paulo/Congonhas, Juazeiro do Norte e Natal. Ainda serão retomadas as operações do hub regional da Capital, atendendo 11 destinos nacionais e conectando o Nordeste com demais bases no Norte, Centro-Oeste e Sudeste.
A parceria da empresa brasileira com a Air France-KLM, que conecta o Brasil à Europa, também retornará em Fortaleza. A aérea francesa retoma as operações em Fortaleza, três vezes por semana. Não foi informado quais os destinos que devem ser contemplados nessa primeira fase na nota divulgada pela companhia. O POVO questionou a assessoria da Gol e aguarda resposta.
"Em comparação com abril, o epicentro da pandemia, quando disponibilizamos uma malha aérea essencial com 50 voos diários conectando as capitais brasileiras, a grade de outubro representa uma retomada - ainda que consciente, atenta às demandas do mercado e pautada por rígidas normas de Segurança", afirma em nota Rafael Araujo, diretor de planejamento de malha aérea da Gol.
No total, 95% dos destinos nacionais da Gol atendidos antes da pandemia serão retomados em outubro. A malha aérea, conforme a empresa, segue com foco no transporte de cargas de emergência, passageiros que precisam visitar familiares e profissionais de saúde que atuam no combate à pandemia. Em relação a pessoas que viajam para turismo ou trabalho, a companhia já observa que a demanda teve uma “leve ascensão”.
Os bilhetes para outubro já estão disponíveis e podem ser adquiridos no site da companhia, no aplicativo, nas lojas Gol nos aeroportos, pelo telefone da Central de Relacionamento (0300 115 2121) e nas agências de viagem. De Fortaleza para São Paulo, por exemplo, o valor de cada trecho varia entre R$ 525 e R$ 1.625, no momento da publicação desta matéria.
Medidas de segurança
A Companhia está adotando medidas de segurança para os passageiros e funcionários. Distanciamento social, incorporação de proteções de acrílico no check-in e o fechamento da sala VIP dos aeroportos foram algumas das decisões implementadas. Dentro da aeronave, todos os clientes devem usar máscara e manter o distanciamento, indicado por meio de adesivos.
O processo de sanitização noturna foi aprimorado com uso de um desinfetante de grau hospitalar para as galerias de serviço e todas as áreas de uso interno da cabine, incluindo dos pilotos. O ar que circula dentro da aeronave é uma mistura de ar puro com ar recirculado da cabine, que é filtrado. Existe ainda uma válvula que devolve o ar para fora da aeronave, o que garante a renovação constante.
Desde o início de junho de 2020, a Companhia vem retomando o serviço de bordo, com lanches entregues no desembarque e água sob demanda ao longo do voo. Não há vendas de comida a bordo. As revistas foram retiradas dos bolsões e agora são entregues sob demanda, embaladas individualmente.
Na hora do desembarque, os comissários organizam a saída dos passageiros gradualmente, por fileiras, começando do início da aeronave até o fundo. Essa medida pretende eliminar a aglomeração natural no desembarque dos voos.