Azul Cargo: há um ano, um pedacinho do aeroporto no bairro Santa Rita
O caminho entre a cidade de Brusque e os mais distantes rincões do país são menores, graças a atuação da Azul Cargo, que completou recentemente um ano de existência. Situada no bairro Santa Rita, o braço cargueiro da companhia aérea Azul é praticamente um pedacinho de um aeroporto dentro do município.
Em seu primeiro aniversário, a empresa já mostrou que não é preciso se deslocar até cidades como Blumenau ou Navegantes para viabilizar o transporte de cargas que vão desde presentes para um parente distante, até encomendas feitas pela internet.
“Ficamos felizes quando os clientes nos passam aquela demanda praticamente impossível e nós conseguimos resolver tudo dentro do prazo estipulado”, comenta um dos proprietários da empresa, Michel Ricardo David Zangrando. “Nesse um ano, temos batido as metas criadas pela própria Azul. Conseguimos conquistar uma grande gama de clientes, pois, eles descobrem que se deu tudo certo em uma emergência que eles tiveram, também dará certo nas encomendas corriqueiras e recorrentes”.
Michel possui mais de 20 anos de experiência no setor logístico. É possível dizer que a paixão pela área é de família, já que o pai era um agente franqueado dos Correios. Foi na estatal, em 1999, que Zangrando deu seus primeiros passos na carreira, como agente temporário e, posteriormente, contratado por uma agência franqueada de Brusque. Durante as duas décadas, o empreendedor trabalhou ainda na Vaspex e na VarigLog, braços cargueiros das extintas Vasp e Varig, respectivamente.
O empresário, que sempre foi apaixonado por aviação, relata que a principal motivação para a abertura da Azul Cargo em Brusque foi o ostracismo de 11 anos em que a cidade, com grande potencial cargueiro, ficou desprovida de uma companhia aérea presente. Além disso, sempre foi seu desejo mostrar que o diferencial da logística aérea está nos prazos e que os custos para envio são menores do que muita gente imagina.
“A Azul viu esse potencial, então como adquirimos uma grande rede de contatos nesses 20 anos, houve esse convite e começamos a operação”, relata. “Nosso grande desafio é mudar o mindset dos clientes. Ainda está no subconsciente de muitos deles pedir uma carga aérea para Navegantes e Blumenau. Queremos que eles saibam que existe um pedacinho do aeroporto no Santa Rita”.
Uma das principais ferramentas para a consolidação da Azul Cargo está no atendimento. Na empresa, nada de robôs e chatbots. As conversas podem ser feitas via WhatsApp, e sempre de cliente para atendente. “Quando se trata de cargas e prazos, não podemos ter um atendimento impessoal. Temos que estar em contato direto com o cliente”, frisa Michel.
Companhia premiada!
Em julho, a Azul Linhas Aéreas foi eleita a Melhor Companhia Aérea do Mundo no Prêmio Escolha dos Viajantes 2020 do Tripadvisor, tornando-se a primeira companhia brasileira a alcançar o feito da premiação mais alta de um ranking mundial de grande porte.
O Tripadvisor é a maior plataforma de viagens do mundo, e se tornou popular por reunir avaliações de hotéis, restaurantes e companhias aéreas. Todos os votos na plataforma são feitos pelos próprios usuários.