Azul Linhas Aéreas eleva eficiência operacional com solução de comunicação em nuvem da Oi Soluções
A Azul Linhas Aéreas aumentou a sua eficiência operacional no agendamento da escala de trabalho da sua tripulação ao implementar o uso da plataforma de colaboração Oi Cloud Communication, que atua 100% em nuvem e oferece funcionalidades robustas e independentes como PABX na Nuvem, Comunicação Unificada, Central de Atendimento e Omnichannel. A companhia aérea conseguiu um incremento de 25% na taxa de êxito no retorno para a confirmação de escala da tripulação de sobreaviso com a implantação da solução. Cliente Oi desde a sua fundação, em 2008, fazendo uso de soluções de link de dados e voz – telefonia fixa e móvel, a companhia aérea adquiriu a solução de TI em dezembro de 2019 e, após 10 meses de funcionamento, obtém melhorias, simplificando o processo de fazer, receber e rotear chamadas, e garantindo o autosserviço para aproximadamente 4 mil pilotos e comissários que compõem as equipes de voo que necessitam aprovar ou alterar escalas.
Com a implantação da modalidade de PABX na Nuvem, que possui a ferramenta call back promovendo o retorno das chamadas de forma automática ou programada, contribuindo com a melhora do indicador, a Azul também conta com um diferencial relevante durante o período de pandemia da covid-19: a adaptabilidade do Oi Cloud Communication visto a atuação ser 100% em nuvem. Com as recomendações de isolamento social, a solução permitiu a companhia aérea migrar todo o time para o modelo de home office sem entraves operacionais, dada a sua fácil implementação e escalabilidade com o funcionamento da plataforma de telefonia IP (via internet) em diferentes dispositivos. Ademais, com as atividades da companhia aérea em mais de 100 localidades e, consequentemente, o alto volume de ligações para confirmações de escalas das tripulações, o Oi Cloud Communication permite melhorias de desempenho operacional com a extração de relatórios que apontam os horários de picos de chamados, o tempo gasto em cada ligação, entre outras informações que dão subsídios a inteligência do negócio. A solução Oi Cloud Communication implementada na Azul conta com a parceria da Genesys.
“Antes de contarmos com o Oi Cloud Communication, o aceite ou o não aceite para um próximo voo por parte de um membro da nossa tripulação que se encontrava de sobreaviso era passível de gargalo na nossa central de atendimento. A Oi Soluções nos auxiliou a melhorar esse indicador. Hoje, a nossa taxa de êxito no retorno para a confirmação de escala subiu de 70% para 95% com a funcionalidade de PABX na Nuvem, uma melhoria que reflete na fluidez de toda a nossa operação, inclusive, com impacto no cliente final”, diz Kleber Linhares, Chief Information Officer da Azul Linhas Áreas. E complementa: “Tecnologia dentro do setor de aviação é posicionamento estratégico. Agilizar a nossa informação para manter a operação on time é atuar para garantir que os nossos voos sejam cumpridos. Nesse sentido, temos a Oi Soluções como importante parceira, pois está conosco há anos entregando soluções de conectividade em todos os nossos escritórios, aeroportos e pontos de vendas espalhados pelo Brasil e, por conhecer o nosso negócio, soube nos endereçar uma solução de TICs através de uma venda técnica e bem organizada”.
A Oi Soluções oferece para o mercado corporativo o Oi Cloud Communication, a sua oferta de solução convergente de comunicação de voz, em nuvem, para grandes empresas. A plataforma atua em modelo 100% cloud, direcionada a organizações que buscam atualizar os seus sistemas de comunicação para colaboradores e clientes com escalabilidade, robustez, permitindo criar melhor experiência de interação com seus clientes e colaboradores. “A principal demanda da Azul era ter um sistema de interação com a tripulação para informar escalas, folgas e demais informações sobre o procedimentos dos voos, que era feito apenas por um 0800 com alguns gaps na confirmação das informações. O serviço Oi Cloud Communication proporcionou um controle de informações além de ganho de agilidade e produtividade na escala de voos e é esse o nosso propósito com a Oi Soluções, oferecer tecnologias que tragam impacto direto nos negócios dos nossos clientes”, afirma Marcelo Leite, diretor de Vendas Estratégicas da Oi Soluções.
A Oi Soluções, provedora e integradora de soluções digitais para o mercado corporativo, tem portfólio completo e integrado de Segurança, IoT, Big Data & Analytics, Cloud & Data Center, Colaboração e Serviços Gerenciados, além da conectividade de dados e voz. O Oi Cloud Communication faz parte da família de Colaboração. Com presença nacional e atuação de forma regionalizada para atender as demandas específicas de cada mercado, a Oi Soluções está presente nas maiores empresas públicas e privadas do país. São mais de 1.500 executivos para atender exclusivamente o segmento corporativo, sendo a carteira de clientes composta por 57 mil empresas dos mais variados setores.
Conheça os benefícios do Oi Cloud Communication
Os benefícios do Oi Cloud Communication estão nas 4 funcionalidades modulares da solução. O PABX na Nuvem oferece gestão integrada dos ramais da empresa, fixos, móveis e em softwares nos computadores, o que simplifica o processo de fazer, receber e rotear chamadas. A Comunicação Unificada permite a comunicação e a colaboração entre os colaboradores das empresas com múltiplos dispositivos como tablets, computadores e celulares, de qualquer lugar, independente do equipamento e localização física do empregado. A Central de Atendimento realiza a gestão do atendimento com mapeamento da jornada do cliente desde o primeiro contato até o pós venda. E o Omnichannel possibilita que os clientes usem múltiplas formas de entrar em contato com as empresas, como e-mail, telefone, Facebook, Twitter e Whatsapp, mantendo a informação padronizada e garantindo um atendimento único e integrado, proporcionando a mesma experiência de atendimento ou de compra independente do canal utilizado.
Sobre a Azul
A Azul S.A. (B3: AZUL4, NYSE: AZUL) é a maior companhia aérea do Brasil em número de voos e cidades atendidas, com 916 voos diários e 116 destinos. Com uma frota operacional de 140 aeronaves e mais de 12.000 funcionários, a Companhia possui 249 rotas em 31 de dezembro de 2019. Em 2019, a Azul conquistou o prêmio de melhor companhia aérea da América Latina pelo TripAdvisor Travelers’ Choice e também foi classificada como a melhor companhia aérea regional da América do Sul pelo nono ano consecutivo pela Skytrax. Adicionalmente, em 2019, a Azul ficou entre as dez primeiras companhias aéreas de baixo custo mais pontuais do mundo, de acordo com a OAG. Para mais informações, visite www.voeazul.com.br/ri