AVIAÇÃO Em meio à crise, Embraer entrega dois E-jets para companhia aérea suíça Helvetic
A Embraer entrega amanhã mais um jato E190-E2 para a companhia aérea suíça Helvetic Airways – e que é o jato número 1.600 da família de E-jets. Num momento em que as companhias estão cancelando ou postergando pedidos, a Helvetic está recebendo dois jatos esta semana.
Os jatos regionais estão na dianteira da (lenta) retomada da aviação comercial, que vive com o coronavírus a maior crise de sua história. A menor capacidade dos jatos regionais é uma vantagem num momento em que os voos estão vazios e os passageiros privilegiando deslocamentos domésticos ou regionais.
Atualmente, de 82 companhias aéreas que operam aviões da Embraer em todo o mundo, mais de 50 estão com a frota ativa, incluindo a Azul no Brasil e a KLM Cityhopper. No caso da Azul, os aviões menores estão sendo usados para testar a retomada de voos em alguns mercados.
Na rota Marabá-Belém, por exemplo, a Azul retomou os voos com os Cessna Grand Caravan, de 9 passageiors, evoluiu para o turboélice ATR (cerca de 70), passou para o jato E195-E2 (134 passageiros) e só mais recentemente retomou com o Airbus A320 (174 passageiros).
A Helvetic tem uma encomenda de 12 jatos Embraer. Os dois que estão sendo entregues esta semana se somam a outros três recebidos entre outubro e fevereiro.
O setor vive um excesso de oferta de aviões, com cancelamentos de encomendas e a postergação de entregas. No primeiro trimestre, a Embraer entregou apenas 5 E-jets – e os dois jatos da Helvetic estão entre as poucas entregas do segundo trimestre, cujos números serão conhecidos na próxima divulgação de resultados.