Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Sexta, 29 de Novembro de 2024

Uruguai é o único país latino-americano com viagens autorizadas para Europa

29/06/2020

URUGUAI

País adotou medidas rigorosas em combate a doença e já tem setores reabertos

Com menos de 30 mortes por Covid-19, o Uruguai integra uma seletíssima lista de países para os quais a União Europeia deve autorizar viagens. A Comissão Europeia está definindo os últimos detalhes de um acordo para reabrir fronteiras, a partir de julho, a alguns destinos internacionais com a epidemia controlada. Além do Uruguai, a lista deve contar também com Austrália, Argélia, Canadá, China, Coréia do Sul, Geórgia, Japão, Marrocos, Montenegro, Nova Zelândia, Sérvia, Tailândia, Tunísia e Ruanda.

A lista não é compulsória. Cada integrante do bloco pode decidir sobre o controle de suas fronteiras, mas os países-membros trabalham de maneira conjunta neste tema para tenta impor uma coordenação e evitar uma segunda onda de contaminações no continente.

Apesar da liberação, o Uruguai deve seguir com fronteiras fechadas para turistas estrangeiros. O ministro do Turismo, Germán Cardoso , esclareceu na última sexta-feira (26), em entrevista coletiva, que os turistas não chegarão ao Uruguai em voos da Europa.

“Isso não significa que estamos trabalhando com as mais altas autoridades de companhias aéreas e aeroportos. A União Européia informou que o único país da América Latina que tem interesse em manter a conectividade aérea é o Uruguai. É um reflexo de como esse caminho da pandemia foi percorrido”, afirmou o ministro.