SkyTeam completa 20 anos com lançamento do SkyCare&Protec
A SkyTeam lançou o SkyCare&Protect em comemoração aos 20 anos da aliança aérea. Com esse novo compromisso, todas as 19 companhias parceiras passam a apoiar uma série de medidas de segurança pessoal para ajudar a proteger seus passageiros e colaboradores quando viajam em e entre os associados que integram essa colaboração.
“Há 20 anos, a SkyTeam foi criada com a promessa de se preocupar mais com nossos clientes. Embora o mundo e nosso setor tenham mudado drasticamente nos últimos seis meses, iniciativas como o SkyCare&Protect são um exemplo brilhante do compromisso da aliança de cuidar dos passageiros quando eles viajam pela rede”, disse Walter Cho, presidente da SkyTeam.
O SkyCare&Protect reúne práticas de segurança e higiene de cada companhia associada e recomendações de autoridades de saúde e do setor aéreo. Isso inclui a Organização Internacional da Aviação Civil, a Associação Internacional de Transporte Aéreo e os Centros de Prevenção e Controle de Doenças. O programa consiste de 15 medidas, baseadas em cinco pilares de proteção que refinam a segurança pessoal em cada etapa da viagem (veja abaixo).
“Ao chegarmos às duas décadas desde que a aliança foi estabelecida, queremos que nossos clientes saibam que a SkyTeam e suas companhias aéreas associadas sempre fizeram da segurança pessoal de cada passageiro a nossa máxima prioridade. O SkyCare&Protect aprimora toda a experiência do cliente à luz da pandemia da Covid-19, mas essas medidas evoluirão, com a saúde, a segurança e a proteção continuando a fazer parte dos fundamentos da SkyTeam”, afirma Kristin Colvile, CEO e diretora administrativa da SkyTeam.
Pilares do SkyCare&Protect
Pronto para voar: os associados estão comprometidos em criar uma experiência cada vez mais sem contato. Todas as companhias oferecem aos passageiros a possibilidade de fazer digitalmente o check-in para seus voos. Isso limita o contato com a equipe do aeroporto e reduz a necessidade de tocar superfícies como quiosques. Alguns parceiros e aeroportos estão oferecendo serviços adicionais sem contato, incluindo despacho de bagagem e embarque.
Limpeza: os membros se comprometeram com várias iniciativas para garantir os mais altos níveis de limpeza. Isso inclui maior higienização das áreas de alto contato, tanto no aeroporto como a bordo, ao mesmo tempo em que as aeronaves estão sendo desinfectadas intensivamente e com mais frequência. Sob solicitação, lenços desinfetantes estão disponíveis se os clientes desejarem limpar ainda mais seu espaço.
Além disso, a maioria das aeronaves que operam nas frotas dos associados da SkyTeam estão equipadas com filtros HEPA (sigla em inglês de High-Efficiency Particulate Air, ou Ar Particulado de Alta Eficiência), que eliminam mais de 99,95% das partículas, incluindo bactérias e vírus, permitindo que o ar fresco circule na cabine a cada três minutos, em média.
Proteção: nos aeroportos que são os centros de operações das companhias-parceiras, várias medidas foram adotadas de acordo com os regulamentos locais, incluindo marcações no chão, filas controladas e sinalização para ajudar a facilitar o espaçamento adequado. Estações de higiene com desinfetante para as mãos estão disponíveis e o uso de coberturas faciais pelos trabalhadores do aeroporto e/ou protetores transparentes foram colocados entre clientes e funcionários para oferecer maior segurança. Para criar um espaço mais seguro para todos os viajantes e a equipe a bordo, atualmente os associados exigem o uso de coberturas faciais para a tripulação e os passageiros.
Triagem: alguns membros podem realizar verificações de saúde dos viajantes, de acordo com regulamentos e exigências governamentais locais. Isso pode incluir checagem de temperatura usando câmeras de imagem térmica ou termômetros portáteis em vários pontos antes do embarque. Os clientes também podem ser perguntados sobre sua saúde durante o procedimento de check-in ou, em alguns destinos, pode ser exigido deles um certificado de saúde.
Informação: para permitir que os passageiros estejam bem informados para tomarem decisões sobre seus planos de viagem, os associados atualizam regularmente as informações de viagem em seus sites. Isso inclui fornecer uma visão geral das medidas que estão em vigor para salvaguardar o bem-estar dos clientes.