QANTAS CORTOU 6.000 EMPREGOS E PRETENDE ARRECADAR US $ 1,3 BILHÃO
A empresa explicou que os cortes anunciados na quinta-feira representavam 20% das 29.000 pessoas da Qantas. Ela acrescentou que isso afetará principalmente os funcionários das companhias aéreas, terrestres e vôos, enquanto outros 15.000 trabalhadores permanecerão em alerta “até que os aviões retornem”. A Jetstar, transportadora de orçamento da empresa, também será afetada.
As novas medidas devem ajudar a empresa a cortar custos em A $ 15 bilhões ($ 10 bilhões) em três anos. Em seguida, ele visa US $ 1 bilhão (cerca de US $ 686.000) em economias recorrentes a cada ano.
As ações da Qantas, que caíram 41% este ano, pararam de ser negociadas em Sydney na quinta-feira, anunciando isso. Seu plano de captação de recursos incluirá a oferta de US $ 1,36 bilhão (cerca de US $ 933.000) em ações a investidores institucionais, com um desconto de aproximadamente 13% no preço de fechamento da ação na quarta-feira.
Os US $ 500 milhões restantes serão solicitados por meio de um plano de venda de ações separado apresentado aos investidores existentes.
Para liderar a estratégia de transformação, o CEO Alan Joyce também concordou em permanecer no cargo até o final do ano fiscal de 2023.
“No momento, todas as companhias aéreas estão no meio da maior crise que nosso setor já enfrentou”, afirmou Joyce em comunicado. “O efeito será sentido por um longo tempo.”
No entanto, a Associação Australiana de Serviços argumentou quinta-feira que era “muito cedo” para a Qantas remover empregos – e instou a companhia aérea e o governo federal a proteger os salários dos trabalhadores.
“O anúncio da Qantas é prematuro”, afirmou o grupo em comunicado. “A economia australiana não pode permitir uma grande desaceleração no setor de aviação”.
“A crise nos deixou sem escolha”, disse Joyce durante o anúncio da empresa.
“O colapso de bilhões de dólares em receita nos deixa com poucas opções se queremos criar o maior número possível de empregos a longo prazo”, afirmou ele em comunicado. “Temos que nos colocar em uma posição por muitos anos em que as receitas serão muito menores. E isso significa se tornar uma companhia aérea menor no curto prazo”.
Bata no setor de viagens
Há um vislumbre de esperança: o mercado doméstico de viagens da Austrália está mostrando sinais de vida, com as restrições de fechamento gradualmente sendo levantadas em todo o país. A Qantas disse que estava vendo uma demanda crescente por viagens na Austrália – com o número de passageiros domésticos da companhia dobrando dentro do país na semana passada para 64.000.
As autoridades australianas também devem suspender o fechamento de fronteiras no país no próximo mês, o que a Qantas espera que ajude a impulsionar ainda mais as viagens domésticas.
“Quando isso acontece, podemos colocar mais funcionários em funcionamento”, disse Joyce.