Poucas horas após anunciar voos, Latam recua e suspende rotas para Joinville
Após anunciar, no início da tarde desta segunda-feira (22) que os voos seriam retomados para Joinville, a Latam informou que as rotas aéreas que partem ou tem a cidade do Norte catarinense como destino seguem suspensas até o dia 30 de junho.
Vale lembrar que o Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola, de Joinville, não recebe voos desde o dia 28 de março. Conforme a assessoria da empresa, o recuo foi realizado por conta da baixa demanda da rota Joinville – São Paulo/Congonhas
Além disso, a companhia informou que avalia constantemente a sua malha aérea mínima essencial para enfrentar os impactos causados pela pandemia. Então, qualquer mudança na programação será anunciada pela companhia.
Reforço nas medidas de proteção do terminal
A Infraero informou que conta com campanha de orientação aos passageiros e funcionários da sua rede de aeroportos no combate ao coronavírus (Covid-19).
As ações incluem a instalação de adesivos de sinalização e orientação por todo o caminho que o viajante faz para o embarque e desembarque de um voo, além de avisos em áudio e vídeo nos sistemas de som e painéis de voos e cartazes pelos terminais.
O foco dos alertas é para o uso de máscaras durante a permanência no aeroporto e na viagem, distanciamento entre os frequentadores dos terminais e higienização das mãos.
“Desde o início da pandemia da Covid-19, o Aeroporto de Joinville adotou uma série de medidas para garantir a segurança dos passageiros e empregados, todas elas em consonância com as diretrizes do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além de órgãos estaduais e municipais”, explica o superintendente do aeroporto, Rones Rubens Heidemann.
Protocolos de higienização
O terminal catarinense adotou todos os protocolos de higienização e segurança de passageiros e funcionários, intensificando a limpeza de áreas comuns, bem como ampliou a disponibilização de itens de higiene, como sabão, papel toalha e álcool em gel em todo o terminal. De modo preventivo, todas as lojas, restaurantes e lanchonetes do aeroporto estão fechadas.
Além disso, desde o dia 24 de janeiro, o aeroporto está veiculando avisos sonoros da Anvisa em quatro idiomas, sobre cuidados relativos à higienização de mãos, distanciamento entre pessoas, e demais orientações de prevenção ao Covid-19.
Também são divulgados vídeos de orientação do Ministério da Saúde e da Infraero nas telas do Sistema de Informação de Voos, bem como mídias aeroportuárias. Na mesma data, a Infraero iniciou a divulgação de alertas sobre o Covid-19 aos funcionários do aeroporto.
Diante da crise do novo coronavírus, a Infraero esclarece que o serviço aeroportuário nos 48 terminais sob administração da empresa está ocorrendo normalmente e a oferta de voos está seguindo a malha aérea definida pelas empresas aéreas e Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
Dessa forma, a Infraero recomenda que se dirijam aos aeroportos apenas aquelas pessoas que precisam viajar de avião. Nos terminais, os viajantes encontrarão uma estrutura ajustada às medidas sanitárias determinadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que todas as atividades ocorram com os cuidados que o combate ao coronavírus exige. Entre as medidas estão:
- Estímulo ao uso de canais digitais para realização de check-in (aplicativos das empresas aéreas ou web-check-in);
- Orientação de se evitar o manuseio de cartões de embarque impressos;
- Recomendação de, se possível, usar cartões de crédito ou smartphone para pagamento de compras em lojas, restaurantes, lanchonete e serviços no aeroporto;
- Uso de máscara por passageiros e pessoas em circulação nas áreas públicas do aeroporto, bem como o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) por empregados da Infraero ou outras pessoas que trabalhem nos aeroportos da empresa;
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- Divulgação de instruções de higiene, proteção e distanciamento social em sistema de som, painéis informativos de voos, cartazes e cavaletes distribuídos nas áreas de embarque e desembarque de passageiros e áreas operacionais e administrativas dos aeroportos; bem como banheiros, estacionamento e área de espera dos transportes públicos; além de conteúdos site, redes sociais e demais meios aplicáveis à Rede Infraero;
- Monitoramento frequente da disponibilidade de álcool em gel, sabonete líquido e papel toalha em todos os seus aeroportos, além de reforçar a limpeza e desinfecção de toda a área de movimentação de passageiros, pontes de embarque, ônibus de embarque e desembarque e demais espaços de uso comum;
- Distanciamento de pelo menos dois metros entre pessoas no aeroporto – com sinalização por meio de adesivos de mesa, piso e assentos, especialmente em locais como check-in, canais de inspeção, portões e pontes de embarques, esteiras de bagagem, áreas de alimentação, entre outros locais com fluxo de passageiros;
- Orientação de evitar aglomerações em lojas, restaurantes e lanchonetes;
- Organização, junto com as empresas aéreas, de maior espaçamento entre os passageiros nos embarque e desembarques de passageiros, seja em fingers ou procedimento remoto (ônibus ou a pé).
Para remarcar ou cancelar voos
Para informações sobre remarcações e cancelamentos de voos, a orientação é que o passageiro faça contato direto com as empresas aéreas. As companhias aéreas é que estabelecem o fluxo de cancelamentos e alterações na malha, não cabendo à Infraero essa gestão.Outras orientações sobre o transporte aéreo também estão disponíveis no site da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).