Para voltar a receber turistas, Salvador terá novos voos e reabrirá hotéis em julho
Depois de 90 dias, o setor de turismo, um dos mais afetados pela pandemia do coronavírus, vai começar a retomar suas atividades. O aeroporto de Salvador, principal porta de entrada para turistas, vai ampliar sua operação diária de 8 para 20 voos a partir do dia 1 de julho, com a inclusão de cinco novos destinos. Além disso, 75% dos hotéis da capital baiana pretendem reabrir na mesma data - que é véspera da Independência da Bahia - segundo o presidente da FeBHA (Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação), Silvio Pessoa.
Os novos destinos serão incluídos de volta na malha viária de Salvador, que se reconecta com Vitória da Conquista (BA), Fortaleza (CE), Natal (RN), João Pessoa (PB) e Vitória (ES), ampliando para 11 a conexão com outros aeroportos do Brasil. Ainda há reforço na quantidade de voos semanais para Recife, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. O número de operações, entretanto, está longe do normal - a média era de 90 a 100 por dia na capital baiana.
Para secretário de turismo da Bahia (Setur) Fausto Franco, essa ampliação nos aeroportos - não só em Salvador, mas também em Porto Seguro e Ilhéus - mostra que “o destino Bahia ainda é muito lembrado por todo mundo e as companhias aéreas valorizam nosso estado”, afirma. Segundo Franco, o estado que melhor conseguir comunicar para o Brasil que as medidas sanitárias estão sendo aplicadas de maneira segura, vai conseguir se destacar nacionalmente entre os turistas: “A Bahia tem grande chance de ser protagonista”. Todavia, ele reforça que a malha aérea como se conhecia antes não será a mesma e que a principal preocupação no momento é a sanitária.
Com a chegada de novos voos, 75% dos hotéis de Salvador já pretendem reabrir também no dia 1 de julho, segundo Silvio Pessoa. O hotel Deville Prime, por exemplo, que fica em Itapuã, e o Gran Hotel Stella Maris são alguns deles. Com as portas fechadas, o presidente da Federação estima que cerca 20 mil funcionários baianos ligados à hotelaria perderam seus empregos nesses três meses. Com isso, ele calcula que 5 a 10% dos empreendimentos hoteleiros deixem de operar no estado. A taxa de ocupação dos 25 maiores hotéis de Salvador foi de 3,05% no mês de maio, ou seja, houve queda de 48,80% em relação a maio de 2019, segundo último pesquisa feita pela FeBHA. Entretanto, Pessoa afirma que a volta de alguns voos “é um grande termômetro” para as categorias de hospedagem e alimentação.
O presidente da ABIH-BA (Associação Baiana de Hotéis), Luciano Lopes, está otimista: "Esse incremento de malha aérea é fundamental para o turismo e vai permitir a reabertura gradual de alguns hotéis. É muito positivo para o setor", afirmou. A reabertura, entretanto, será feita aos poucos e seguindo os protocolos sanitários já anunciados. “A partir do mês de julho, alguns hotéis vão reabrir com capacidade reduzida, entre 40% e 50% do total, no máximo”, estipulou o presidente. Lopes também espera que, até dezembro, a rede hoteleira da cidade esteja funcionando quase que normalmente. Até então, a ABIH-BA tem focado em fortalecer as medidas sanitárias e treinar as equipes do setor para receber os futuros clientes.
Para atrair a clientela e fomentar a receita, alguns hotéis de Salvador e da Linha Verde têm vendido vouchers com pacotes de hospedagem antecipados. O Complexo da Costa do Sauípe, por exemplo, oferece opções de estadia por 2, 3 e 7 dias, que podem ser usados em qualquer resort da rede até 31 de junho de 2021. O serviço permite ainda desconto para quem comprar o pacote em conjunto com a passagem aérea.
Além disso, o secretário de turismo da Bahia (Setur) Fausto Franco adianta que já existe uma campanha do Governo do Estado para incentivar e dar visibilidade ao setor, principalmente, fomentar o turismo regional. “Os baianos são os que mais viajam pelo estado. Vamos lançar uma campanha focada na divulgação das influências e riquezas da Bahia, da nossa cultura, gastronomia, arte, belezas naturais… e que não gere aglomeração. Posso dizer que ela já está quase pronta”, contou o secretário.
A secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) anunciou que também vai explorar o turismo local, através do lançamento da campanha "Salvador para soteropolitanos" após a pandemia. O objetivo, segundo o secretário Pablo Barrozo, é "incentivar os soteropolitanos a redescobrirem a cidade, mostrando nossa cultura, e despertar o olhar para roteiros inusitados".
Aeroportos
Segundo a ANAC, a malha aérea do mês de maio operou em 44 cidades no Brasil. A média de voos semanais foi de apenas 1.254 contra os 14.781 previstos para o período, ou seja, houve redução de 90% para o mercado doméstico. No mercado internacional, a redução é de praticamente 100%, sendo os voos poucos existentes focados em repatriação de brasileiros que estão no exterior e transporte de carga. Em abril, a demanda por voos domésticos recuou 93,1% e a oferta foi reduzida em 91,6%. No mercado internacional, a redução de demanda chegou a 96,1% e a oferta está 91,1% menor do que no mesmo período do ano passado.
O aeroporto de Salvador informa que as medidas aplicadas estão em conformidade com as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e ratificadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Elas foram somadas às outras iniciativas de profilaxia já implantadas pela administração para garantir a segurança de quem precisa viajar. Inclusive, agentes de Terminal vão circular dando orientações aos passageiros. “Entendemos que o momento é de corresponsabilidade, de cuidarmos uns dos outros”, informou a Salvador Airport.
A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) publicou, no final de maio, novas medidas sanitárias para a aviação civil, com recomendações para as companhias aéreas e aeroportos, além de orientações para passageiros viajarem despreocupados.
Veja abaixo:
- Use máscara durante toda a viagem
- Mantenha a distância de pelo menos 2 metros entre outra pessoa, especialmente na hora do embarque, desembarque e restituição de bagagem
- Faça o check-in pela internet e evite o atendimento no aeroporto
- Leve o álcool em gel com você, mas fique atento às regras de transporte: na bagagem de mão, o limite do líquido é de 500 ml com o fechamento em perfeito estado para prevenir a liberação do conteúdo. Para voos internacionais, os frascos devem ser de plástico transparente e com capacidade máxima de 100 ml
As aeronaves brasileiras são equipadas com um sistema de filtro de ar HEPA, que captura de 99,7% de partículas microscópicas, como bactérias e vírus, ao promover a renovação do ar do avião a cada 3 minutos, permitindo a circulação de um ar sempre mais puro.
Recomendação aos aeroportos e companhias aéreas
- Desestímulo a aglomerações nas praças de alimentação e em espaços de check-in de embarque e, especialmente, desembarque dentro das aeronaves;
- Desinfecção de toda a área de movimentação de passageiros, pontes de embarque, aeronaves, ônibus e demais espaços de uso comum;
- Organização criteriosa do procedimento de embarque de passageiros e especialmente desembarque da aeronave até o solo, orientando para que os passageiros permaneçam sentados na aeronave no pouso; desembarque será realizado por filas, iniciando pelos assentos situados mais à frente da aeronave;
- Recomendada a suspensão do serviço de bordo nos voos nacionais. No caso de manutenção desse serviço, priorizar alimentos e bebidas em embalagens individuais, higienizadas antes do serviço. Nos voos internacionais, deve ser priorizado alimentos e bebidas em embalagens individuais, higienizadas antes do serviço.
Destinos que voltam a operar a partir de 1 julho: Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Natal (RN), Vitória (ES) e Vitória da Conquista (BA).
- Fortaleza, João Pessoa e Natal- 3 vezes por semana
- Novo voo para Recife - agora são 10 partidas por semana
- Vitória da Conquista - segunda, quarta e sexta
- Vitória (ES) - três vezes por semana
- Brasília - cinco vezes por semana
- Reforço para o Rio de Janeiro (Galeão) - são mais 6 frequências semanais
- Mais 3 voos para Guarulhos - agora são 6 por semana - e mais uma operação em Congonhas, com 6 ligações por semana
Dados da FeHBA (Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação)
- Ocupação do mês de maio dos 25 maiores hotéis de Salvador foi de 3,05%, sendo inferior 48,80% ao mesmo período de 2019. Destes 25, apenas 6 continuam em operação fechando ocupação média de 12,70% em maio.
- Taxas de ocupação dos hotéis que operaram em Salvador em maio: Intercity Premium SSA (17,06%), Mercure Boulevard (5,97%), America Towers (10,16%), Quality São Salvador (12,76%), Sol Victoria Marina (13,35%), Ibis Hangar (16,88%) - Paralela