Anvisa faz ação de reforço e divulgação sobre coronavírus no Galeão
A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, realizou hoje uma ação de reforço e divulgação do novo coronavírus, no Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, no Rio.
Em reunião com representantes de companhias aéreas, secretarias de saúde do estado e do município, da Receita Federal e da Polícia Federal, foram passadas orientações sobre os procedimentos a serem adotados. Reuniões similares estão programadas em outros aeroportos do país.
A medida foi adotada após o Ministério da Saúde elevar a classificação de risco do vírus no país. Ela passou de “Alerta” a “Perigo Iminente”. Segundo a coordenadora de Infraestrutura e Meios de Transportes da Anvisa, Viviane Vilela, todos os aeroportos tem plano de contingência, que deve ser aplicado nessas situações.
Ela disse também que as companhias áreas conhecem os protocolos. O galeão é o segundo aeroporto brsileiro que mais recebe visitantes chineses, atrás apenas de Guarulhos, em São Paulo.
Equipes locais da Anvisa estão fazendo um mapeamento de voos, para abordagens e procedimentos de limpeza nas aeronaves. Viviane Vilela reforçou que o viajante deve estar atento aos sinttomas do novo cooronavírus, principalmente se ele fez uma viagem recente a um local em que há ocorrência da transmissão.
Desde o fim de semana, o Galeão e todos os aeroportos brasileiros divulgam alerta sonoro da Anvisa sobre o coronavírus. A mensagem reforça procedimentos de higiene e diz que os passageiros que apresentarem sintomas relacionados ao vírus devem procurar um agente de saúde.
Os avisos são feitos em Português, Inglês, Espanhol e também em mandarim. Além dos aeroportos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária também está intensificando ações nos portos brasileiros.