Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Sexta, 29 de Novembro de 2024

Latam deixa aliança com companhias aéreas a partir de maio

03/02/2020

A Latam vai deixar de integrar a Oneworld, aliança com outras companhias aéreas, a partir de 1º de maio deste ano. A empresa também anunciou que vai encerrar a parceria com a American Airlines.

Em comunicado, a Latam informou os benefícios da Oneworld seguem até 30 de abril e que, apesar da saída, vai manter acordos bilaterais com 11 companhias que integram a aliança: British Airways, Cathay Pacific, Finnair, Iberia, Japan Airlines, Malaysia Airlines, Qantas, Qatar Airways, Royal Jordanian, S7 Airlines e SriLankan Airlines.

latam-bauru (1)

Em setembro do ano passado, a Delta anunciou a compra 20% da Latam por US$ 1,9 bilhão — Foto: Latam/Divulgação

Segundo a companhia, esses acordos bilaterais vão permitir a compra de passagens aéreas nos sites das companhias parceiras, acúmulo e resgate de pontos, além de acesso recíproco às salas VIP.

Sobre o encerramento da parceria com a American Airlines, a Latam disse que os passageiros não vão poder mais acumular ou resgatar pontos nem acessar às salas VIP.

"No entanto, a LATAM respeitará todos os bilhetes de voos da American Airlines que foram resgatados com pontos da LATAM Pass antes de 1º de maio de 2020, por até 12 meses após essa data", informou a companhia.

A mudança no posicionamento da companhia tem como pano de fundo o acordo assinado com a Delta Airlines em setembro do ano passado. Nele, a Delta anunciou a compra 20% da Latam por US$ 1,9 bilhão.A

Desde sábado (1º), a Latam transferiu suas operações no Aeroporto Internacional John F. Kennedy, em Nova York do Terminal 8 para o Terminal 4, de responsabilidade da Delta.