Gol e Avianca colombiana assinam acordo para compartilhamento de voos
A colombiana Avianca Holdings e a brasileira Gol anunciaram nesta terça-feira ter fechado um acordo de codeshare (compartilhamento de voos), o que permitirá conexão direta de passageiros entre as duas linhas aéreas.
Segundo a Gol, a parceria vai permitir ainda que a Avianca Holdings venda trechos a partir de seus hubs em Bogotá e Lima, no Peru. A parceria vai abranger 60 destinos nacionais e 16 internacionais da Gol, em 11 países, e 26 destinos da Avianca na Colômbia e outros 50 na América e Europa.
Segundo o comunicado das companhias sobre o acordo, quem comprar as passagens integradas entre as duas aéreas poderão passar a despachar suas bagagens diretamente para destino final dos voos. A venda das passagens integradas está prevista para o final do próximo mês, mas ainda depende de aprovação dos governos.
As empresas também planejam assinar um acordo para passageiros frequentes, que permitirá aos participantes dos programas de milhagem Smiles e LifeMiles acumular milhas de ambas. A Gol planeja ainda iniciar, até o final do primeiro trimestre de 2020, as vendas de passagens para voos da Avianca Holdings em seus canais, para Colômbia, Peru e demais destinos operados pela aérea colombiana.
“Com o compartilhamento de voos entre as empresas, os clientes terão uma ampla malha e horários convenientes para suas viagens. A Colômbia e o Peru são países com alto potencial de negócios e turismo para o público brasileiro, e esta parceria fornecerá a melhor combinação de rotas entre os países", disse em comunicado Randall Saenz Aguero, Diretor de Alianças, Expansão Internacional e Distribuição da Gol.
Segundo Maria Copete, diretora de aliança da Avianca Holdings, a empresa "está de olho no Brasil, porque é um mercado de grande importância para nossa estratégia."