Aeroportos Brasil Viracopos S.A. obteve autorização para início da primeira fase do contrato de concessão
13/07/2012
A Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC),autorizou a Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos S.A., formado pela Triunfo Participações e Investimentos, em parceria com a UTC Participações S.A., Egis Airport Operation e Infraero, a dar início à primeira fase do contrato de Concessão do Aeroporto Internacional de Campinas – Viracopos.
A primeira etapa da adequação da infraestrutura do aeroporto prevê a construção de um novo terminal com capacidade para transportar 14 milhões de passageiros por ano e 35 posições para aeronaves, sendo 28 pontes de embarque anexas ao terminal, o que vai dispensar o uso de ônibus para deslocamento de passageiros na pista, além da ampliação do estacionamento. A expectativa do consórcio é iniciar as obras ainda em agosto deste ano para acelerar a conclusão do projeto.
Com o intuito de acelerar o inicio da expansão, a concessionária protocolou o Plano de Transferência Operacional junto à ANAC no dia 04 de julho, antecipando em dez dias os prazos previstos pelo edital.
Triunfo: a TPI - Triunfo Participações e Investimentos S.A. é uma das principais empresas brasileiras do setor de infraestrutura, com forte atuação nos segmentos de concessões rodoviárias, administração de portos e aeroportos, geração de energia e cabotagem.
De capital aberto, está listada no Novo Mercado, nível mais alto de Governança Corporativa da BMF&Bovespa. A Triunfo está presente nos Estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Goiás, empregando aproximadamente 2.500 colaboradores diretos.
A companhia administra 641 quilômetros de rodovias no Sul e no Sudeste do Brasil, por meio das concessionárias Concepa, Concer e Econorte. Possui participação de 50% na Portonave S.A., que opera o Terminal Portuário de Navegantes, em Santa Catarina; e de 58,5% na empresa de navegação e logística Maestra. A empresa controla também a Rio Verde Energia S.A, concessionária da UHE Salto, em Goiás; e a Rio Canoas Energia, concessionária da UHE Garibaldi – em construção no Estado de Santa Catarina, entre as cidades de Abdon Batista e Cerro Negro. Além disso, participa do Consórcio Aeroportos Brasil, que será responsável pela administração do Aeroporto Internacional de Campinas – Viracopos.
Em parceria com a América Latina Logística (ALL) e com a Vetorial Participações, a Triunfo desenvolverá a Vetria Mineração, empresa que atuará na extração, logística e comercialização de minério de ferro.