Argentina lança ofensiva para atrair 1 milhão de brasileiros e vende passagens a partir de R$ 1.013

A Argentina iniciou uma ampla campanha de promoção turística voltada ao mercado brasileiro com a meta de receber um milhão de visitantes do Brasil em 2026. A iniciativa é coordenada pelo secretário de Turismo, Ambiente e Esportes do país, Daniel Scioli, que passa a liderar um grupo de trabalho denominado “Comando Brasil”, criado para ampliar o fluxo de turistas brasileiros ao longo do ano. A primeira ação da campanha ocorre por meio da Aerolíneas Argentinas, que coloca à venda passagens de ida e volta para Buenos Aires a partir de R$ 1.013, além de permitir a inclusão de um segundo destino doméstico argentino por R$ 203 adicionais. Os valores não incluem taxas e impostos.
Segundo a estratégia apresentada pelas autoridades argentinas, a combinação entre conectividade aérea, promoção comercial e diversificação dos produtos turísticos deverá contribuir para atingir a meta estabelecida para o mercado brasileiro. A agenda de promoção também prevê encontros entre integrantes do Visit Argentina e operadores de turismo brasileiros. O cronograma começa em Foz do Iguaçu, São Paulo e Rio de Janeiro e seguirá por Brasília, Goiânia, Salvador, Recife e outras cidades do país.
Durante o lançamento da iniciativa, Daniel Scioli afirma: “A Argentina é um país incrível e seguro, com destinos para desfrutar o ano todo”. Embora a temporada de neve seja tradicionalmente um dos principais fatores de atração de brasileiros durante o inverno, a campanha procura estimular as viagens em outros períodos do ano. A estratégia inclui a divulgação de destinos que mantêm atividades relacionadas à neve durante a primavera, além da promoção de segmentos como turismo de aventura, natureza, enoturismo, gastronomia e atividades culturais.
Campanha busca manter fluxo além da temporada de neve na Argentina
A proposta das autoridades argentinas é reduzir a concentração das viagens apenas nos meses de inverno. Historicamente, cidades ligadas aos esportes de neve registram grande procura por parte dos brasileiros, especialmente durante as férias escolares. No entanto, a campanha amplia a comunicação sobre outros destinos e experiências turísticas disponíveis em diferentes épocas do ano. Regiões ligadas à produção de vinhos, cidades costeiras, áreas naturais e centros urbanos passam a integrar a estratégia de promoção.
A conectividade aérea entre Brasil e Argentina aparece como um dos principais argumentos utilizados na campanha. Atualmente, treze companhias aéreas, entre empresas internacionais, regionais e de baixo custo, operam rotas entre os dois países. Ao todo, quatorze cidades brasileiras contam com voos diretos para a Argentina. Em média, cerca de 50 voos diários conectam os dois mercados. No último trimestre do ano, período de maior demanda, esse volume supera 1.670 voos semanais.
As tarifas promocionais da Aerolíneas Argentinas permanecem disponíveis até 12 de julho para viagens com saídas do Brasil entre 3 de agosto e 23 de novembro. Os valores promocionais de ida e volta partem de R$ 1.013 para embarques em Porto Alegre. Passageiros saindo de Curitiba encontram tarifas a partir de R$ 1.063. Em São Paulo, os preços começam em R$ 1.139, enquanto no Rio de Janeiro as tarifas partem de R$ 1.241. Em Salvador, os bilhetes estão disponíveis a partir de R$ 1.646.
Além da chegada a Buenos Aires, os passageiros podem acrescentar outros destinos argentinos pagando R$ 203 adicionais na tarifa de ida e volta. Entre as opções estão San Juan, Mar del Plata e Córdoba. Outros destinos turísticos argentinos também participam da promoção, embora com um valor adicional maior. Para localidades como Bariloche, El Calafate, Iguaçu e Mendoza, o acréscimo é de R$ 405 na viagem de ida e volta.
A campanha também procura estimular viagens durante os feriados prolongados do calendário brasileiro. Quatro períodos específicos foram incluídos na promoção da companhia aérea. As datas contempladas são os feriados de 5, 6 e 7 de setembro; 10, 11 e 12 de outubro; 31 de outubro, 1º e 2 de novembro; e 20, 21 e 22 de novembro. Segundo a proposta da companhia aérea e das autoridades de turismo, esses períodos representam oportunidades para viagens de curta duração, permitindo a combinação entre Buenos Aires e outros destinos argentinos.
Os números do fluxo turístico reforçam a importância do mercado brasileiro para a Argentina. Entre janeiro e maio de 2026, aproximadamente 250 mil brasileiros chegaram ao país por via aérea. O volume representa crescimento de 26% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os dados também mostram um perfil de permanência mais longa dos visitantes. Quase metade dos turistas brasileiros hospedou-se em hotéis de quatro e cinco estrelas. A permanência média registrada foi de oito noites.
Os indicadores reforçam a relevância econômica do mercado brasileiro para o turismo argentino, tanto pelo volume de visitantes quanto pelo perfil de consumo dos viajantes. A realização de encontros comerciais com operadores brasileiros, aliada às promoções tarifárias e à ampliação da divulgação dos destinos, integra a estratégia do governo argentino para ampliar a participação do Brasil entre os mercados emissores internacionais.
A campanha também ocorre em um momento de aumento da conectividade aérea e de recuperação da demanda internacional por viagens na América do Sul. A meta de alcançar um milhão de turistas brasileiros em 2026 representa um dos principais objetivos da política de promoção internacional do turismo argentino, que aposta na proximidade geográfica, na oferta aérea e na diversidade de experiências turísticas para sustentar o crescimento.

