Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Terça, 21 de Outubro de 2025

Concluída a 5ª expansão de capacidade, São Paulo Catarina Aeroporto Executivo já vai começar nova ampliação

21/10/2025

sao-paulo-catarina-aeroporto-executivo-internacional-pista-24081502-1024x683

A JHSF Participações informa que o São Paulo Catarina Aeroporto Executivo Internacional, o único aeroporto privado do Brasil dedicado exclusivamente à aviação executiva e habilitado para voos internacionais, 24 horas por dia e 7 dias na semana, acaba de concluir sua 5ª expansão de capacidade, com a adição de novos hangares, pátios e uma nova taxiway.

Com a conclusão desta etapa, o Aeroporto passa a contar com 16 hangares distribuídos em aproximadamente 50 mil m², além de 80 mil m² adicionais de pátios, que já se encontram com ocupação integral.

Segundo a empresa, com essa capacidade atual ampliada, seu empreendimento já se classifica entre os maiores operadores de base fixa (FBO – Fixed Base Operator) do mundo, abrigando mais de 170 aeronaves hangaradas, sendo também líder do mercado em número de movimentos internacionais da aviação executiva no Brasil.

Diante da demanda contratada por novas aeronaves e bases de serviço de manutenção, reparo e revisão (MRO – Maintenance, Repair and Overhaul), o Aeroporto dará início à 6ª expansão, que incluirá a construção de mais três hangares, totalizando cerca de 10 mil m², além de 15 mil m² adicionais de pátios, com conclusão da primeira fase no 1º semestre de 2026.

Além da 6ª expansão anunciada, o Aeroporto dispõe ainda de capacidade para futuras ampliações, podendo chegar a mais de quatro vezes a metragem atualmente existente. Considerando o crescimento do mercado endereçável de jatos executivos de médio e grande porte no Brasil, a JHSF afirma que seguirá avaliando a evolução da demanda para definir as próximas fases, sempre mantendo os mais altos padrões de segurança, qualidade, excelência operacional, governança e respeito ao meio ambiente.

O São Paulo Catarina Aeroporto Executivo Internacional, certificado pelo Padrão Internacional para Manuseio de Aeronaves Executivas (IS-BAH) e reconhecido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) no Programa de Aeroportos Sustentáveis, é o único aeroporto e FBO brasileiro na rede Air Elite Member.

Recentemente, foi premiado pelo Green Airport Recognition 2025 do Conselho Internacional de Aeroportos da América Latina e do Caribe (ACI-LAC) pelo projeto de conservação da onça-parda em parceria com a ONG Onçafari.

Além disso, é referência em neutralização de carbono com o Programa Catarina Carbon Free, que compensa automaticamente 100% do querosene de aviação comercializado no Aeroporto por meio de créditos certificados por padrões internacionais.