Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Domingo, 17 de Agosto de 2025

Azul Linhas Aéreas anunciou encerramento de suas operações em 14 cidades brasileiras, incluindo quatro no Ceará

12/08/2025

azul-linhas-aereas-01-original1

A Azul Linhas Aéreas anunciou, nesta segunda-feira (11), o encerramento de suas operações em 14 cidades brasileiras, incluindo quatro no Ceará: Crateús, São Benedito, Sobral e Iguatu. Segundo a companhia, a medida faz parte de um processo de racionalização de rotas iniciado em julho, que leva em conta o aumento nos custos operacionais da aviação, a crise global na cadeia de suprimentos, a alta do dólar e questões relacionadas à disponibilidade de aeronaves, além do atual processo de reestruturação da empresa.

Com as mudanças, a Azul irá concentrar suas operações nos aeroportos de Viracopos, em Campinas (SP), Confins, em Belo Horizonte (MG), e Recife (PE), conhecidos como “hubs” da companhia. A estratégia reduz a quantidade de rotas com conexões e afeta, além das cidades cearenses, municípios como Campos (RJ), Mossoró (RN), Parnaíba (PI), Rio Verde (GO), Ponta Grossa (PR), entre outros.

A empresa está em recuperação judicial nos Estados Unidos desde 28 de maio e busca captar US$ 950 milhões em investimentos, dentro de um plano de reestruturação estimado em US$ 1,6 bilhão. A Azul já firmou acordos de reorganização financeira com parceiros estratégicos, incluindo credores, arrendadores de aeronaves e companhias aéreas como United e American Airlines. Apesar das mudanças, a empresa afirma que as operações e vendas continuam normalmente e que todos os bilhetes, benefícios e pontos do programa Azul Fidelidade serão mantidos.