Aviões de dois andares da Emirates receberão investimento bilionário visando eficiência
A Emirates, maior operadora de aeronaves A380, está duplicando os seus investimentos para manter e melhorar a eficiência operacional e maximizar o desempenho e a confiabilidade da sua frota de dois andares na próxima década.
A companhia aérea assinou acordos que ultrapassam 1,5 bilhões de dólares no Dubai Airshow, com uma ampla rede de fornecedores e parceiros que vão prestar serviços superiores de pós-venda e de manutenção, reparo e revisão (MRO).
A Emirates aproveitará o conhecimento e as capacidades de parceiros, incluindo Honeywell, Collins Aerospace, Pratt & Whitney, Safran, Lufthansa Technik, OEM Services, Gameco, Haeco e outros, para otimizar a vida útil da sua frota de aeronaves A380 e obter ganhos adicionais de eficiência operacional, tudo conforme seus padrões exigentes. Os parceiros da Emirates fornecerão uma variedade de serviços de MRO, além de peças, reparos de componentes e suporte técnico.
O trabalho, já em andamento, está alinhado ao compromisso com a qualidade assumido pela companhia aérea e garante aos clientes produtos e serviços exclusivos a bordo de suas aeronaves nos próximos anos. Em paralelo ao trabalho de manutenção da sua frota de A380, a companhia aérea está realizando o maior programa de modernização do setor, no valor de 2 bilhões de dólares, que vai elevar ainda mais a experiência a bordo.
A Emirates e a Collins Aerospace assinaram um acordo de longo prazo para apoiar o programa de revisão do trem de pouso principal do A380 da companhia aérea. A Collins é um parceiro importante da Emirates e fornecerá apoio local nos Emirados Árabes Unidos para uma parte substancial da revisão do programa de trens de pouso das aeronaves A380.
A Safran Landing Systems fornecerá serviços exclusivos à Emirates para o trem de pouso da aeronave A380. A ampla da rede da Safran, que inclui instalações de manutenção em Cingapura e na França, fornecerá à Emirates conhecimento, capacidades e serviços de suporte personalizados para todo o ciclo de vida dos sistemas de pouso do A380.
A Honeywell fornecerá rodas e freios de carbono para 116 aeronaves A380. Os projetos avançados de rodas e freios da Honeywell reduzem o peso e os custos de manutenção e ajudam a prolongar a vida útil geral dos freios. A manutenção das rodas e freios será realizada nas oficinas de manutenção da Emirates, garantindo manutenção contínua em Dubai.
A Emirates estendeu o seu acordo com a OEMServices, com quem mantém um relacionamento que já dura 15 anos, para suporte contínuo de componentes do A380 da Emirates, incluindo o fornecimento de peças de reposição, serviços de reparo e engenharia.
A Pratt and Whitney e a Emirates firmaram um acordo de manutenção e suporte para as unidades de potência auxiliares PW980 da companhia aérea, as mais potentes das operações comerciais. Segundo o acordo, a Emirates vai receber planejamento e suporte de manutenção adequados e eficazes.
A Emirates tem desenvolvido uma rede seleta de parceiros que prestam serviços de MRO para as atividades de manutenção que vão desde o nariz, fuselagem, asas até a cauda das aeronaves. A companhia aérea tem trabalhado com a colaboração destes fornecedores para atender consistentemente aos seus requisitos de desempenho comercial e técnico.
A Lufthansa Technik fornecerá serviços de manutenção de base (BMS) para as aeronaves A380 da Emirates e fornecerá “C checks” (inspeções mais minuciosas) adicionais da aeronave nos próximos três anos em Manila. O centro de competência da Lufthansa Technik para Serviços de Manutenção de Base em Manila já realizou várias verificações minuciosas nos A380 da Emirates desde janeiro deste ano. A Emirates também assinou um acordo de trem de pouso principal com a Lufthansa Technik para futuros trabalhos de revisão.
A companhia aérea também fez acordos com a Gameco, com sede em Guangzhou, China, e a Haeco com sede em Xiamen, China, para “C checks” na aeronave A380 a partir de janeiro e fevereiro de 2024, respectivamente.
Atualmente, a Emirates opera cerca de 90 aeronaves A380, com mais unidades programadas para entrar em serviço nos próximos meses. No ano passado, a companhia aérea iniciou o seu programa de modernização, em que 67 aeronaves A380 terão todas as classes de cabine reformadas, além da instalação das novas cabines Premium Economy Class. Até agora, 16 aeronaves finalizaram a reforma e já estão em operação. O projeto, sem precedentes em escala e tamanho no setor, é gerenciado inteiramente pela equipe da Emirates Engineering.