Air France vai redirecionar todos os voos domésticos de Orly para o Charles De Gaulle
A Air France, companhia aérea de bandeira francesa, fará uma grande mudança em seus voos domésticos nos próximos anos. A empresa quer redirecionar as operações apenas para o Aeroporto Charles De Gaulle (CDG) em Paris, retirando assim seus voos operados no outro aeroporto da cidade, Orly (ORY).
Segundo a companhia aérea, nos últimos anos houve uma redução de 40% na demanda por voos a partir de Orly (ORY), causando também uma redução de aproximadamente 60% no tráfego ao dia. Com isso, a Air France vai migrar de forma gradativa até 2026, todos seus voos domésticos para o Charles De Gaulle (CDG).
A companhia aérea firmou o compromisso de manter voos de Orly para Toulouse, Marselha e Nice pelo menos até todo o redirecionamento ser concluído.
Com a saída da Air France de Orly, o slots antes ocupados agora serão utilizados pela companhia de baixo custo Transavia. A medida que os meses passam, a Air France espera aumentar o número de voos e de cidades atendias a partir do Charles De Gaulle (CDG) até concluir o processo.
Os voos incluindo três importantes rotas para Toulouse, Marselha e Nice a partir de Orly já seriam operados pela Transavia no verão de 2026.
“A ascensão da videoconferência, a queda nas viagens domésticas de negócios e a crescente mudança para o transporte ferroviário (sob o efeito combinado das recomendações governamentais de sobriedade e das políticas corporativas de RSE) estão a levar a uma queda estrutural na procura na rede ponto-a-ponto doméstica da Air France”, disse a Air France.
“A iniciativa como um todo ajudaria a Air France a manter uma forte presença de marca em todos os mercados que atende e a responder melhor às rápidas mudanças na demanda de viagens”, concluiu.
Os funcionários da Air France hoje baseados em Orly serão remajeados a partir da escolha e avaliação dos mesmos, que segundo a empresa não sofreram impactos com o remanejamento de voos. Para cada funcionário que exerce uma função no Aeroporto de Orly, a mesma função e benefícios serão mantidos para a troca de base para o Charles De Gaulle.
A Air France disse ainda que em breve vai consultar todos os sindicatos para avaliar e executar o remanjeamento da melhor forma, visando garantir todos os direitos tanto dos funcionários nos aeroportos como dos tripulantes.