Azul (AZUL4) anuncia centro de operações em Confins (MG)
A Azul (AZUL4) pretende implementar em Confins (MG) hub estratégico para suas operações.
Trata-se de um centro de operações regionais e, para isso, deverá construir um empreendimento para manutenção de aeronaves.
A aérea não informou o valor do investimento, mas se sabe que o aporte será de centenas de milhões de reais.
A companhia também terá três novas operações regionais no Estado, com voos partindo de Araxá, Divinópolis e São João Del Rey. Com isso, passa a atuar em 14 cidades no Estado.
Vai lançar, ainda, uma rota ligando Confins à ilha de Curaçao, e retomar voos de Confins para Orlando e Fort Lauderdale, nos Estados Unidos.
A decisão da Azul de fazer o hub em Confins deve-se a benefícios fiscais oferecidos pelo governo mineiro.
Azul (AZUL4): isenção em MG
O governo de Minas lançou uma política para impulsionar conexões aéreas regionais, nacionais e internacionais por meio do fortalecimento do hub aéreo do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte. A informação é da Agência Minas.
O programa estabelece condições para empresas aéreas obterem redução da base de cálculo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), ou mesmo isenção, para abastecimento com querosene de aviação, que pode representar cerca de 45% dos custos operacionais de uma companhia aérea. Atualmente, as operações internas com querosene de aviação possuem carga efetiva de 11%, podendo chegar ao mínimo de 4%.
Ibovespa
A ação AZUL4 encerrou o dia 26 de janeiro de 2023 cotada em R$ 12,04. O ativo reporta queda de 56,36% no período de um ano.
No dia 10 de janeiro a aérea anunciou que vai contar com 158 voos extras, entre os dias 17 e 26 de fevereiro, para atender à demanda do Carnaval.
Também disse que cidades tradicionalmente conhecidas por concentrar as festividades receberão o maior volume de operações adicionais.