Uma das maiores companhias aéreas dos EUA está à beira do colapso
Companhia aérea cancelou quase 3 mil voos em um só dia - Divulgação
Os efeitos do chamado ‘ciclone bomba’, que derrubou as temperaturas nos Estados Unidos a temperaturas negativas de dois dígitos nos últimos dias, afetaram fortemente as operações da Southwest Airlines que cancelou cerca de 70% de seus voos ontem (26), colocando-a na beira do colapso.
A companhia alegou que os cancelamentos ocorreram por conta da intempérie climática, mas que trabalha para retomar a normalidade das operações. “Com dias consecutivos de inverno extremo em nossa rede, os desafios contínuos estão afetando nossos clientes e funcionários de maneira significativa”, afirmou a Southwest em nota.
A companhia confirmou que reduziu drasticamente sua operação diária, liberando aproximadamente um terço dos voos programados para os próximos dias. O objetivo é recolocar os aviões novamente dentro da programação conforme o clima melhora em diversas regiões dos Estados Unidos e Canadá.
A companhia confirmou que reduziu drasticamente sua operação diária, liberando aproximadamente um terço dos voos programados para os próximos dias. O objetivo é recolocar os aviões novamente dentro da programação conforme o clima melhora em diversas regiões dos Estados Unidos e Canadá.
O Departamento de Transportes dos Estados Unidos (DoT, na sigla em inglês) comentou que vai investigar se os cancelamentos eram evitáveis, visto a previsão climática, e se a Southwest está cumprindo o plano de atendimento aos passageiros. O órgão classificou a situação como ‘inaceitável’.
A Southwest é a companhia aérea com a maior concentração de voos diários no mundo, operando cerca de 3.800 partidas.
Outras empresas aéreas também estão sofrendo com as consequências da forte onda de frio, como a Delta Air Lines, a Alaska Airlines e a United Airlines, que cancelaram até 17% dos voos programados para ontem.
Leia abaixo a íntegra o comunidado da Southwest Airlines
Com dias consecutivos de inverno extremo em nossa rede, os desafios contínuos estão afetando nossos clientes e funcionários de maneira significativa e inaceitável.
E nossas sinceras desculpas por isso estão apenas começando.
Estamos trabalhando com segurança para resolver com urgência as interrupções em larga escala, reequilibrando a malha aérea e reposicionando as tripulações e nossa frota para melhor atender a todos que planejam viajar conosco.
Estávamos com equipe completa e preparados para o fim de semana de feriado que se aproximava, quando o clima severo varreu o continente, onde a Southwest é a maior transportadora em 23 dos 25 principais mercados de viagens nos EUA. Essas condições operacionais forçaram mudanças diárias de volume e magnitude sem precedentes paranossa programação de voos e as ferramentas que nossas equipes usam para recuperar a malha aérea permanecem em sua capacidade.
Este trabalho de segurança em primeiro lugar é intencional, contínuo e necessário para retornar à confiabilidade normal, que minimiza os inconvenientes de última hora.Enquanto continuamos trabalhando para recuperar nossa operação, tomamos a decisão de continuar operando com uma programação reduzida, voando aproximadamente um terço de nossa programação nos próximos dias.E estamos trabalhando para alcançar clientes cujos planos de viagem serão alterados para oferecer informações específicas e opções, também disponíveis em Southwest.com/traveldisruption.
Nossos funcionários e equipes programados para trabalhar nesta temporada de férias estão chegando de todas as maneiras.Estamos muito gratos por isso.Nosso objetivo comum é cuidar de cada cliente com a hospitalidade e o coração pelos quais somos conhecidos.
Por outro lado, trabalharemos para resolver as coisas para aqueles que decepcionamos, incluindo nossos funcionários.Com a preocupação maior da segurança máxima o pessoal da Southwest compartilha a meta de cuidar de cada cliente.
Reconhecemos a falha e pedimos sinceras desculpas.