FAA exige melhorias no novo tanque de combustível do A321XLR para lidar com o risco de incêndio
A agência reguladora FAA dos EUA autorizou requisitos específicos para o A321XLR após preocupações de que um novo tipo de tanque de combustível usado no jato estreito de longa distância de última geração da Airbus poderia representar um risco de incêndio.
Em um documento interno emitido pela Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA), a agência reguladora afirmou que exigiria que a metade inferior da fuselagem do A321XLR, que abrange a região longitudinal do tanque, fosse resistente à penetração de fogo.
A Airbus projetou o novo tanque com uma capacidade de 12.900 litros para estender o alcance de voo do A321XLR, a variante mais recente e de maior alcance da Família A320neo. A nova aeronave tem um tanque de combustível adicional instalado sob a fuselagem, em vez das asas. Ao contrário do design de outros aviões de passageiros, ele está localizado em uma área da fuselagem inferior que substitui parcialmente o contêiner de carga traseiro. O documento da FAA lança mais luz sobre as especificações do novo tanque.
A abordagem usada pela Airbus economiza espaço, mas não deixa espaço para isolamento térmico. Isso foi inicialmente notado em 2021 pela concorrente Boeing, que compartilhou suas preocupações com a FAA e a autoridade europeia de aviação EASA. Tais informações não são incomuns nos procedimentos de aprovação. “Em geral, o revestimento do casco da metade inferior é isolado (termicamente) das aeronaves”, observa a FAA, se referindo claramente à Airbus.
De acordo com fontes da indústria, os pontos de interrogação nas mentes dos reguladores sobre como lidar com esse novo tanque de combustível colocam o cronograma de entrega da aeronave em um estado ambíguo. A Airbus planeja começar a entregar a aeronave a seus clientes a partir do segundo trimestre de 2024.
Embora as discussões com as autoridades de aeronavegabilidade ainda estejam em andamento, não estamos em posição de comentar durante o período de consulta pública”, disse um porta-voz da Airbus.
A Agência disse que as diretrizes atuais não propõem requisitos para proteções contra incêndio pós-colisão neste tipo de projeto e disposições especiais são necessárias de acordo com os padrões de segurança existentes.
Em maio, uma avaliação regulatória forçou a Airbus a adiar a entrada em serviço do A321XLR do final de 2023 para o início de 2024.
Especialistas dizem que possíveis mudanças de design a serem exigidas pelos reguladores podem reduzir o alcance introduzido do avião, que é o principal ponto de venda do fabricante.
O Airbus A321XLR fez seu voo inaugural em 15 de junho de 2022. A aeronave tem um alcance de voo de 4700 NM com uma configuração de cabine de duas classes de 180-220 assentos. O A321XLR pode permitir que as companhias aéreas lancem novas rotas de longa distância, como Nova York – Roma, Londres – Vancouver, Delhi – Londres, Sydney – Kuala Lumpur, com um jato de corredor único em vez de uma aeronave widebody
A aeronave registrou pedidos de mais de 500 exemplares de 22 clientes, incluindo American Airlines, United Airlines, Air Canada e Qantas. A Middle East Airlines (MEA) do Líbano é o cliente de lançamento da versão.