Azul é a aérea com menor número de reclamações em 2022
A companhia aérea Azul é a empresa com o menor número de reclamações em 2022, segundo o Boletim de Monitoramento do Consumidor.gov, disponibilizado periodicamente pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A companhia também obteve bons índices nos quesitos solução de problemas e satisfação dos Clientes.
Em outras palavras, na mais recente pesquisa divulgada pela Anac, a Azul foi a empresa que apresentou o menor índice de reclamações no 2º trimestre deste ano (45,8 reclamações a cada 100 mil passageiros) e o melhor desempenho na solução de problemas: o maior índice de solução de reclamações (91,7%) e o maior índice de satisfação dos consumidores em relação ao atendimento recebido (4,2 em uma escala de 1 a 5).
Já nos primeiros três meses do ano, a Azul obteve o menor índice de reclamações para cada grupo de 100 mil passageiros pagos transportados (91,6), além de ter obtido os melhores índices de solução (92,1%) e satisfação (4,2).
“É gratificante ver que o nosso esforço em proporcionar a melhor experiência de viagem para os nossos Clientes está sendo reconhecido por quem mais importa para nós da Azul: os nossos Clientes. Ser a empresa aérea com menor número de reclamações, e ao mesmo tempo com excelentes índices de solução de problemas e atendimento recebido, mostra também que nossos Tripulantes no céu e na terra estão empenhados em oferecer um atendimento de qualidade”, destaca Jason Ward, vice-presidente de Pessoas e Clientes da Azul.
A publicação de boletins periódicos de monitoramento do Consumidor.gov.br pela ANAC tem por objetivo proporcionar transparência à sociedade sobre o desempenho das empresas aéreas na plataforma, promover a concorrência e a melhoria da qualidade dos serviços prestados ao passageiro, além de disponibilizar informações que sejam úteis para a decisão de compra de passagens aéreas.
As reclamações registradas pelos usuários do transporte aéreo de passageiros no Consumidor.gov.br são monitoradas em âmbito coletivo pela Agência com o propósito de identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos consumidores e, assim, subsidiar a regulação e a fiscalização do setor.