Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Sábado, 23 de Novembro de 2024

Quer trabalhar no Aeroporto? Leia!

19/10/2022

monteze-1024x768_1

Para quem deseja trabalhar no aeroporto de Guarulhos, existem muitas vagas disponíveis, e, segundo o professor Flávio Monteze, ligado à profissionalização e qualificação, para preparar-se para essas atividades, há cursos rápidos e de baixo custo. “Alguns profissionais trabalharão diretamente com o público e outros desenvolverão atividades na área restrita”, diz ele.

Entre os profissionais que atendem os passageiros, cita comissários de bordo e pilotos; das outras áreas, agentes de proteção, responsáveis pela limpeza, movimentação da aeronave em terra, carregamento e descarregamento das malas e da carga aérea, além do pessoal administrativo. “São funções para as quais a qualificação adequada é obtida em prazo inferior a um mês”, explica.

Diz que cada avião que pousa requer a presença de pelo menos dez funcionários próximos à aeronave. A jornada de trabalho é de 6 horas, salário atrativo e há benefícios adicionais. “As empresas que prestam serviços para as companhias aéreas, nos meses que antecedem os períodos de maior fluxo de passageiros, contratam muitos novos funcionários para a limpeza da área interna das aeronaves, manobra do avião, movimentação da carga e das bagagens, dentre outras atividades”, diz.

Logística

No Terminal de Cargas há dezenas de empresas que auxiliam as que necessitam transportar por via aérea sua produção. Ali há atividades operacionais, escritórios das empresas aéreas e dos agenciadores de carga. Nos aeroportos há também muitos agentes de proteção, necessários para que as operações aéreas ocorram de maneira segura, sem colocar em risco as aeronaves, as instalações, os passageiros e demais pessoas que estejam no aeroporto.

Como concorrer

O professor fala que as qualificações profissionais e habilidades pessoais necessárias são facilmente adquiridas por meio de cursos de curta duração, nos centros de formação profissional dedicados à aviação, como as escolas Apzi e Master Treinamentos. Essas empresas, além de auxiliar na formação dos futuros funcionários, funcionam como elo entre as empresas que necessitam de mão de obra especializada e quem anseia por um novo emprego.

“Nos centros de formação os alunos aprendem o que é de seu interesse, desde o melhor modelo de currículo para cada vaga até a certificação com a formação necessária. Ter certificação de curso é algo bem visto por recrutadores. Para a maioria das atividades são exigidos ensino médio e conhecimentos específicos sobre a atividade, o que é sempre muito valorizado pelas empresas”, informa. Sobre os cursos, diz: “A formação teórica será depois complementada com atividades práticas, no próprio aeroporto. A duração desses cursos é de até quatro semanas, sempre com a proposta de, nesse período, deixar os participantes familiarizados com as atividades aeroportuárias e aptos ao mercado de trabalho”.

A demanda por esses profissionais não para de crescer: a função de agentes de proteção, que atualmente emprega cerca de mil profissionais, deve dobrar em 2023, em decorrência de novas determinações da Anac (Agência Nacional da Aviação Civil), no que se refere à inspeção das bagagens despachadas por passageiros dos voos domésticos. “Para quem deseja iniciar 2023 trabalhando, a hora é agora!”, comenta.

Custos

Monteze afirma que há ampla oferta de cursos a baixo custo e de rápida formação, como o de formação de agente de aeroporto, que capacita estudantes a executar tarefas nos setores de embarque e desembarque; curso de formação para agente de carga, que ensina noções básicas sobre o agenciamento de cargas, técnicas de preparação da carga, transporte de cargas especiais; e cursos de agentes de segurança. Esses cursos custam entre R$ 150 a R$ 700 e muitos centros de qualificação aceitam o parcelamento do pagamento.

Gratuidade

Monteze ressalta que, além dos cursos pagos, existem opções de cursos gratuitos para a população de baixa renda. “Eu mesmo, por intermédio da Apzi Treinamentos, ofereço várias oportunidades de formação profissional livre de custos para os impossibilitados de arcar com a inscrição. Na minha rede social no LinkedIn (www.linkedin.com/in/flaviomonteze/), além dos cursos normalmente comercializados, sempre divulgo vagas gratuitas em cursos profissionalizantes. Somente em 2022, mais de mil pessoas foram treinadas, sem nenhum custo”, revela.

Para aumentar as chances de contratação, ele sugere que, no currículo sucinto, escrito especialmente para a vaga desejada, destaque os pontos fortes e as habilidades. Recomenda preparar-se bem para a entrevista, informando-se sobre as atividades aeroportuárias e a cultura organizacional da empresa onde pretende trabalhar.