Maurício Souza, CEO da Nella Airliness, é eleito como Homem do Ano no Empreendedorismo Brasileiro
O Executivo brasileiro, radicado nos Estados Unidos é dono de uma história inspiradora, repleta de inúmeros desafios e receberá a Cruz do Mérito do Empreendedor Juscelino Kubitschek
O CEO do Nella Airlines Group, Maurício Souza, transformou as dificuldades impostas pela pandemia na oportunidade de criar a sua companhia aérea e já desponta no mercado latino americano
Uma vida movida a desafios e uma grande capacidade de inovar e gerar resultados muito além das expectativas. Dessa forma é que podemos definir a trajetória de Maurício Araújo de Oliveira Souza, fundador e CEO do Nella Airlines Group, eleito o Homem do Ano no Empreendedorismo Brasileiro, pela Academia Brasileira de Honrarias ao Mérito. O executivo irá receber a Cruz do Mérito do Empreendedor Juscelino Kubitschek em uma cerimônia solene, que será realizada no dia 12 de setembro deste ano, às 18 horas, no Plenário do Palácio Pedro Ernesto, Sede da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. “Ser homenageado é sempre um motivo de orgulho independente da honraria, mas neste caso vai além. Juscelino Kubitschek com sua celebre frase ‘50 anos em 5’ marcou a história do Brasil para todo o sempre, mostrando que quando se tem vontade de fazer e ao invés de olhar para os problemas como insuperáveis, busca-se soluções e, coloca-se a mão na massa, podemos chegar lá. Essa premiação brinda a história da minha vida e me leva a acreditar que tudo valeu a pena, mas, eleva ainda mais a responsabilidade em ser cada vez melhor em tudo a que me proponho a fazer”, declara Maurício.
A Comenda JK, com a qual o executivo está sendo homenageado como Homem do Ano no Empreendedorismo Brasileiro é a maior honraria da sociedade a nível nacional
Desafios e Vitórias
Ele nasceu na cidade Brasileira de Campo Grande, no Estado de Mato Grosso do Sul, em 1987, é empresário do setor de transportes. Conhecido no Brasil como especialista na reestruturação de empresas e consagrado consultor do setor de transportes nas modalidades Rodoviário e Aéreo.
Ainda adolescente, face a necessidade em ajudar sua mãe, começou a trabalhar na oficina mecânica da família, onde em pouco tempo se destacou demonstrando imensa capacidade de aprender e replicar os aprendizados técnicos de tal maneira que despertava admiração de mecânicos experientes.
Aos 17 anos, saiu da oficina mecânica da família, após ter realizado sua primeira reestruturação em uma empresa, deixando a oficina mecânica da família com suas contas sanadas e tendo sido ele o responsável por um grande crescimento na empresa familiar. E então, foi para uma grande Companhia Brasileira do setor de Siderurgia e Mineração na condição de aprendiz mecânico, e com sua iniciativa e espírito empreendedor aguçados, obteve grande êxito em trazer uma inovação que fizera com que a gigantesca empresa diminuísse em praticamente 90% seu custo de manutenção de grandes equipamentos de mineração, fator que despertou o interesse de seus superiores em investir no jovem aprendiz que apresentava diferenciais fora do comum para sua idade e experiência de vida, demonstrando nível intelectual fora da média.
Em pouco tempo, e ainda antes de completar 20 anos de idade, recebeu inúmeros prêmios de destaque nesta grande companhia, e logo abriu sua primeira empresa própria, iniciando uma operação de prestação de serviços de transportes e inteligência logística para este importante grupo Brasileiro de Siderurgia e Mineração.
Sua primeira empresa cresceu mais de 300% ainda nos 2 primeiros anos fiscais, o que logo despertou a curiosidade de empresas do segmento de transportes que passavam por dificuldades em manter suas operações e via a empresa de Maurício Souza crescendo a passos largos, e foi aí que Maurício Souza começou a ser contratado por seus até então concorrentes, para prestar consultoria e ajudar na reestruturação dessas empresas visando implementar tecnologias e engenharias financeiras que promovessem a diminuição do custo por Km rodado que sempre foi um dos maiores problemas para as empresas de transporte e logística no Brasil, face aos altos custos de combustível e manutenção.
As consultorias de sucesso e o êxito em sua transportadora que em pouco tempo se transformou em uma das maiores empresas de transporte rodoviário de cargas do Centro Oeste Brasileiro, fizeram com que Maurício Souza fosse visto por outros mercados, em especial, por outros modais ainda no mercado de transportes.
Pessoa centrada, focada e determinada, Maurício Souza ainda antes do advento de sistemas e tecnologias de apoio existentes nos dias de hoje, conseguiu implementar melhorias em processos logísticos e de manutenção que lhe renderam além de destaque no mercado, recursos financeiros que lhe proporcionaram adquirir empresas diversas com o propósito de reestruturá-las, elevar seu posicionamento comercial e consequentemente seu Valuation e posteriormente vende-las com significativo Over.
“Está em meu DNA a reestruturação corporativa, e não seria diferente no mercado da aviação. Começar uma Companhia Aérea do “zero” leva muito tempo e investimento muito elevado, além de estarmos falando de um mercado pré-disposto a não prover espaço para novos Players por mais que haja carência nos serviços prestados. Face a esse cenário, torna-se muito interessante aplicar o que mais fiz na vida, ou seja, reestruturar empresas, também no mercado da aviação, e é por isso que estamos estrategicamente adquirindo companhias em vários países da América Latina, assim, além de não precisar começar do “zero”, contamos ainda com um elevado poder de capilaridade que é de extrema importância nesse mercado. Os investimentos na aquisição de novas companhias já ultrapassam a casa dos 100 Milhões de Dólares e estamos nos preparando para novas aquisições”, afirma.
Sua paixão pelos transportes sempre foi latente, e não obstante sua obstinação pelos transportes rodoviários, Maurício Souza sonhava em ganhar asas, mas nunca deixando de lado os seus valores.
“Ousadia e confiança seriam as palavras que eu escolheria para definir meu perfil empreendedor. Quanto aos valores mais importantes, dos quais não abro mão, estão a valorização do ser humano e o amor ao próximo, pois acredito que a razão da existência de qualquer empresa é o servir, servir aos seus colaboradores, servir aos seus parceiros e servir aos seus clientes, e considero que só é possível servir com excelência se valorizarmos a quem servimos”, diz.
As companhias Amaszonas e Albatros foram adquiridas pela Nella Airlines, que está para iniciar as suas operações no Brasil
Voando Alto
Aos 33 anos, e após o nascimento de sua filha Antonella, nascida nos Estados Unidos da América por força de circunstâncias de seu trabalho, Maurício Souza iniciou as operações do Grupo Nella, empresa que carrega em seu nome uma homenagem a filha caçula de Maurício Souza, e que surgiu para aportar diferenciais no serviço aéreo nos Estados Unidos e em boa parte da América Latina com investimentos volumosos voltados à novas tecnologias que privilegiem a qualidade e a segurança em voos domésticos e internacionais de passageiros e cargas.
Em 2021, ano em que o mercado da Aviação sofria um duro golpe causado pela Pandemia de Corona Vírus que assolou o planeta, Maurício Souza com seu faro para grandes oportunidades, e por meio do Grupo Nella, adquiriu uma das maiores Cias Aéreas da Bolívia que passava por sérios problemas financeiros. Um ano após a aquisição pelo Grupo Nella que é uma empresa Americana, a Cia Boliviana sanou cerca de 90% de suas dívidas, reestruturou suas operações de voos comerciais, recuperou o crédito no mercado e retomou importantes Slots nos principais aeroportos da Bolívia.
E os Planos de crescimento de Maurício Souza continuam, o Grupo Nella, do qual detém 100% do Capital, pretende intensificar suas operações nos Estados Unidos Da América, investindo em Pesquisa e Desenvolvimento que culmine em melhorias para o transporte Aéreo e Rodoviário de passageiros e de cargas.
Atualmente, a companhia está presente e com operação consolidada em Asunción (Paraguai), Cochabamba (Bolívia), Iquique (Chile), La Paz (Bolívia), Santa Cruz (Bolívia), Sucre (Bolívia), Caracas (Venezuela), Lima (Peru), além de voos charter nos Estados Unidos da América e no Brasil. “Nossos próximos destinos serão Montevidéu e São Paulo”, salienta.
A Revista Nella Magazine será um marco editorial e ajudará a aproximar ainda mais a marca do seu público, difundindo conteúdo de qualidade com a força da mídia impressa
Experiência Compartilhada
Como um brasileiro com grande vivência nos Estados Unidos, e diversas experiências em muitos países da América Latina, Maurício sente-se muito confortável com as diferenças e passa esse espírito para a companhia, que tem facilidade em tratar com os mercados respeitando suas diferenças e se adaptando a cada contexto em que é inserida e ele afirma que essas diferenças fazem parte do combustível que move o grupo Nella.
“É inerente a ao perfil dos Brasileiros conviver com uma miscelânia de culturas e diferenças de todos os tipos, sejam culturais, políticas, religiosas, entre outras, e acredito que isso é um fator que contribui para a capacidade do empreendedor brasileiro em ser criativo e se reinventar quando necessário”, explica.
Para os jovens empreendedores do Brasil, ele mostra que cada um é do tamanho de sua capacidade de sonhar. Mas, para realizar é preciso, primeiro sonhar, depois acreditar mais do que qualquer um em seu sonho, e então, realizar com afinco e trabalho incansável. Ninguém pode fazer mais pelas pessoas do que elas mesmas, mas, sem nunca desprezar o próximo e deixar de acreditar nos pequenos começos.
“Como empresário minha missão é crescer de maneira controlada e consistente. Quero chegar aonde meus sonhos alcançarem, e se possível, ir além. Considero como Legado na construção de minha vida, a capacidade de reconstrução e a capacidade de acreditar no sucesso mesmo quando tudo aponta para o fracasso. Quero ser lembrado como um empresário brasileiro que nunca desistiu”.
Para perpetuar esse legado de aprendizado e construção de uma trajetória de grande sucesso, partindo de cenários improváveis, Maurício está preparando um livro, que em breve será lançado, com o intuito de incentivar jovens empreendedores a acreditar em sua capacidade de construção.
Outro grande projeto, que já está confirmado para este ano é a publicação de uma revista exclusiva do Nella Airlines Group, a Nella Magazine. Para essa empreitada, Maurício Souza contratou a Editora Nova Imagem, uma empresa baiana com grande experiência em produção de publicações customizadas para o mercado corporativo e a revista já está em fase de produção.
“Unir a força da mídia impressa com o poder de uma história tão inspiradora quanto a do Maurício e mesclar tudo isso à grande diversidade cultural com a qual o grupo Nella convive em seus roteiros pelo mundo é a melhor forma de compartilhar conteúdo de qualidade e impactar de forma positiva as milhares de pessoas que passam pelos aviões da companhia, completando a experiência do nosso público”, declara Paulo Martins, Diretor de Marketing Internacional da Editora Nova Imagem.
Para o CEO do grupo, a comunicação de qualidade é fundamental para a transferência de conhecimento, para a informação efetiva e, por que não dizer, para o entretenimento. “É nesse espírito, de levar informação de qualidade para nosso público que iniciamos o projeto de uma revista exclusiva da Nella Airlines. Não obstante a evolução dos meios digitais que é irreversível e cada vez maior, nada substitui o charme e força de uma mídia impressa durante um voo e após ele. Acredito fortemente que esse projeto ganhará contornos de muito sucesso dentro da Cia e do mercado latino americano de aviação”, conclui.
Com o lançamento de sua revista e a perspectiva de um livro com a sua história, Mauricio Souza irá inspirar e influenciar empreendedores de todo o Brasil a não desistirem de seus sonhos