Delta reporta lucro trimestral de US$ 735 milhões
Houve uma queda 49% ante mesmo período de 2019 devido a gastos com combustíveis e mão de obra
A Delta Air Lines reportou lucro líquido de US$ 735 milhões no segundo trimestre de 2022, alta de 12,7% em base anual e queda 49% ante mesmo período de 2019. A receita somou US$ 13,82 bilhões, alta 94% em base anual e de 10% ante o segundo trimestre de 2019, refletindo a maior demanda, apesar dos custos mais altos.
A Delta afirmou que, excluindo os custos irregulares, ganhou US$ 1,44 por ação. O lucro por ação ficou aquém das expectativas de Wall Street, que a companhia aérea atribuiu aos altos preços dos combustíveis e mais de 4.000 voos cancelados em maio e junho. “Tivemos seis semanas difíceis”, expôs o CEO Ed Bastian. “Esta é uma empresa, esta é uma indústria… nenhum de nós estava à altura.”
Os gastos aumentaram acentuadamente com combustível e modestamente com mão de obra, em comparação com 2019, mas a Delta pagou apenas US$ 54 milhões em participação nos lucros em comparação com US$ 518 milhões há três anos.
A força da recuperação das viagens ajudou as companhias aéreas a superar os custos crescentes e uma longa queda pandêmica, mas também desafiou o setor, que tem lutado para conter interrupções operacionais. A Delta, por exemplo, cancelou cerca de 3% de seus voos no mês passado, perdendo apenas para a American Airlines, que cancelou 5%, segundo o FlightAware, um site de rastreamento de voos.
Os investimentos na melhoria das operações e a capacidade limitada ajudaram a impulsionar um aumento de 22% nos custos sem combustível para a Delta no trimestre encerrado em junho, em comparação com o mesmo período de 2019, constatou a companhia aérea. Os preços do combustível de aviação, que atingiram recordes na primavera, também parecem estar diminuindo um pouco.
As viagens corporativas estão ainda mais atrasadas, com as vendas de viagens de negócios domésticas caindo cerca de 20% durante o trimestre em comparação com o mesmo período de 2019 e as vendas de voos corporativos internacionais caindo cerca de 35%.
Apesar dessa desigualdade, a Delta registrou receita operacional total de US$ 13,8 bilhões no segundo trimestre. Em uma base ajustada, a receita trimestral foi quase igual à arrecadada no mesmo período de 2019, informou a companhia aérea. E a aposta da Delta em assentos e serviços premium parece estar valendo a pena, com a receita dessas ofertas se recuperando mais rapidamente do que a receita da cabine principal.
Aéreas levam bronca
Pouco antes de 4 de julho, os líderes das companhias aéreas foram repreendidos durante uma reunião virtual com o secretário de Transportes Pete Buttigieg, que implorou às transportadoras que se saíssem melhor no fim de semana de férias.
A transportadora de Atlanta teve os voos mais cancelados nos fins de semana do Memorial Day e Juneteenth. Bastian assegurou que a Delta e outras companhias aéreas se esforçaram demais para compensar dois anos de pandemia e obter o máximo de receita possível enquanto a demanda estava alta. “Provavelmente fomos longe demais”, explicou em uma entrevista.
A companhia aérea cancelou 337 voos ou cerca de 1% de sua programação nos primeiros 11 dias de julho e apenas 83 após 3 de julho, uma grande melhoria em relação ao início do verão, segundo dados do serviço de rastreamento Flightaware.
Previsões
A Delta está apostando que os consumidores ainda querem viajar e têm dinheiro, em parte porque não estão mais comprando tantas coisas para suas casas. A companhia previu que a receita do terceiro trimestre será de 1% a 5% maior do que no mesmo trimestre de 2019, embora espere que a capacidade de transporte de passageiros não seja superior a 85% dos níveis de 2019 – um sinal de que a empresa espera que as tarifas mais altas permanecer no lugar.
Os preços do petróleo esfriaram recentemente, e isso pode dar outro impulso à Delta. A companhia aérea gastou mais de US$ 3,2 bilhões em combustível no segundo trimestre, um aumento de 41% em relação ao mesmo trimestre de 2019. A Delta pagou uma média de US$ 3,82 por galão por combustível de aviação, mas espera pagar entre US$ 3,45 e US$ 3,60 no terceiro trimestre.
Outras despesas, incluindo mão de obra, continuam aumentando. A Delta espera que os custos não relacionados ao combustível aumentem 22% em relação aos níveis de 2019 por milha no terceiro trimestre.