Companhia aérea de bandeira da Turquia deve fechar pedido de 30 aeronaves, segundo site do país
A Turkish Airlines deve anunciar um pedido de 30 Airbus A220 em breve, revelou o site Haber Aero, segundo fontes. Caso seja confirmada, a escolha será mais uma derrota para a Embraer, que compete com os modelos E2.
A companhia aérea de bandeira do país já havia informado anteriormente estar analisando as duas aeronaves para renovar e ampliar sua frota de aviões regionais. De acordo com o site turco, a preferência pelo A220 (ex-C Series, da Bombardier), teria sido motivdada pelo menor custo operacional e o maior alcance, argumentos semelhantes ao de outras empresas que preferiram a aeronave da Airbus.
O Haber Aero, no entanto, não aponta qual variante a Turkish pretende encomendar. O A220 é produzido nas versões -100, para até 135 passageiros, e -300, com até 160 assentos, e que é de longe o mais popular da série.
Mudança de nome
A provável preferência pela Airbus não surpreende já que a Turkish Airlines é um importante cliente da fabricante europeia. A companhia aérea opera uma frota de 116 aeronaves da família A320 além de 60 widebdodies A330 e seis A350, de nova geração – a empresa acaba de adquirir mais nove desses jatos de longo alcance.
Os rumores sobre a escolha do A220 ocorrem após o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, anunciar no dia 14 de junho que a Turkish Airlines será renomeada como Türkiye Havayolları, parte de uma iniciativa que visa mudar as referências mundiais do país, agora chamado oficialmente de “Türkiye”.