Azul e LATAM anunciam volta do serviço de bordo
As companhias aéreas Azul e LATAM anunciaram a retomada do serviço de bordo, suspenso desde o começo da pandemia de Covid-19, em março de 2020. A novidade é válida para voos domésticos. A Azul Linhas Aéreas voltará a ofertar o serviço já no próximo dia 22, enquanto a LATAM será no dia 1º de junho.
Tanto a Azul quanto a LATAM irão oferecer os serviços de forma gratuita. As opções a bordo serão diversificadas e ajustadas conforme o horário do voo, com diferentes cardápios para operações que decolam de manhã, de tarde e de noite. Serão opções de snacks doces e salgados, além de bebidas como água, café, suco e refrigerante.
A novidade segue a recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em nota, a agência reguladora informou que as novas regras preveem que o serviço de bordo seja feito de forma mais rápida possível, e que os resíduos depois da alimentação também devem ser retirados rapidamente. A Anvisa recomendou atenção especial para os materias que possam ter tido contato com a saliva dos passageiros.
A decisão que autoriza a volta do serviço ocorre após a ampliação da cobertura vacinal e a diminuição dos casos de Covid-19 no Brasil e no mundo. No entanto, a Anvisa mantém a obrigatoriedade do uso de máscaras nos voos. A retirada do item de proteção só é permitida para hidratação e alimentação.
A Azul anunciou também que reabriu recentemente seu espaço para crianças e o uso dos chuveiros em sua estrutura no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). A retomada só foi possível após a liberação da Anvisa, na última semana. A Gol informou que não tem data definida, mas que o serviço de bordo deverá ser retomado em breve.