GOL lidera mercado doméstico nacional em janeiro, com LATAM em 2º
A GOL Linhas Aéreas liderou o mercado doméstico de aviação do Brasil no primeiro mês de 2022 (janeiro). Apresentando uma ampla recuperação, a companhia divulgou uma alta de 25,2% na demanda e 29,3% no número de decolagens.
A GOL apontou nos dados divulgados nos últimos dias que teve uma demanda doméstica de 3,33 milhões de passageiros (em RPK) e disponibilizou uma oferta de 4,035 milhões de assentos (em ASK). Foram 2,737 milhões de passageiros transportados em janeiro. A taxa de ocupação doméstica da GOL foi 82,8%.
Já a Azul apontou que teve uma demanda para 2,42 milhões de passageiros (em RPK), e disponibilizou 2,87 milhões de assentos (em ASK). A taxa de ocupação foi de 84,4%, um aumento de 5,1% pontos percentuais comparado com o mesmo período em 2021.
Já a LATAM disponibilizou uma oferta de 3,5 milhões de assentos (em ASK) e obteve uma demanda de 2,96 passageiros (em RPK). A companhia teve uma taxa de ocupação de 84% no mercado nacional e transportou 2,49 milhões de passageiros em janeiro.
Desta forma, o ranking entre as companhias aéreas nacionais em janeiro foi:
Vale ressaltar que a Azul e LATAM Brasil foram afetadas em janeiro por uma alta de casos de Covid-19 e Influenza entre seus tripulantes, forçando as duas empresas a cancelar dezenas de voos domésticos em vários dias do mês.