Saiba porque a concessão do aeroporto Galeão foi devolvida
O Governo Federal foi surpreendido com um pedido do Grupo Changi para devolver a concessão do Aeroporto Galeão no Rio.
A informação sobretudo virou destaque de centenas de jornais pelo Brasil.
A Changi que realiza a operação de aeroportos de Cingapura explicou os motivos de devolver a concessão.
A Changi destacou que o desempenho econômico do Brasil desde 2014 e os efeitos da pandemia de covid-19 sobre a aviação civil são os motivos.
Sobretudo a Changi informou que permanecerá responsável pela operação do aeroporto até que o Governo abra uma nova licitação.
Desde que assumiu administração do Galeão em 2014, a Chancgi investiu R$ 2,6 bilhões para ampliar a capacidade do aeroporto e aprimorar sua operação, porém os problemas começaram quando o Brasil sofreu uma forte crise econômica de 2014 a 2016.
Contudo nesse período o número de passageiros no aeroporto caiu 7%. Contudo em 2020, quando o setor aéreo se recuperava da crise econômica, a pandemia de covid provocou uma queda de 90% do número de voos no Brasil e quebrou as condições de operação.
Por fim a situação fez a Changi desistir da concessão do Galeão.
Essa não é uma situação isolada, em 202o a empresa que administrava o aeroporto de Viracopos em Campinas, interior de SP, também devolveu a concessão ao governo.
Devolução de concessão é bem vista pelo Governo
O Governador do Rio, Cláudio Castro disse que a situação é não ruim, e que sobretudo é uma oportunidade para fazer a relicitação alinhada com a concessão do Santos Dumont.
Rio de Janeiro tem dois aeroportos
- O Galeão, na Zona Norte, que recebe vôos nacionais e internacionais
- O Santos Dumont, bem no centro da cidade, uma das bases da Ponte Aérea Rio-São Paulo, e que também recebe vôos de alguns destinos nacionais.
Sobre o Rio Galeão
O Aeroporto Internacional Tom Jobim, chamado antigamente de Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro também é conhecido como Aeroporto do Galeão
É o segundo maior aeroporto do Brasil em movimento internacional. Considerando também o movimento de passageiros domésticos, é o sétimo maior aeroporto do país em movimento.
30 companhias aéreas operam no Galão com rotas do Rio de Janeiro à cidades dos continentes da Europa, África e América do Norte, Central e do Sul, além das rotas domésticas.