Itapemirim: Empresa de leasing solicitou a devolução de três aeronaves
Nos últimos dias a Itapemirim Transportes Aéreos divulgou em um comunicado interno que estará enviando três aviões ao exterior, com finalidade de “realizar a manutenção dessas aeronaves”.
Contudo, em uma publicação realizada nesta quinta-feira pelo Congresso em Foco, tal envio das aeronaves ao exterior é devido ao pedido da empresa Carlyle Aviation Partners ter solicitado a devolução dessas aeronaves.
Uma pesquisa da AEROFLAP no sistema do site airfleets.net indica que as aeronaves PS-AAF, PS-MGF e PS-SPJ estão arrendadas através da Carlyle Aviation Partners, e devem ser “devolvidas” pela companhia aérea, apesar desta afirmar que a movimentação é apenas para a manutenção.
Com essa devolução, a ITA terá apenas quatro aeronaves na sua frota.
Sem voar desde o dia 17 de dezembro, a Itapemirim tinha em seus planos contar com até 10 aeronaves em operação em outubro deste ano, ampliando para cerca de 50 aviões e 35 rotas comerciais até junho de 2022, algo que não se concretizou.
Com os planos de retomar as suas operações em fevereiro de 2022, a Itapemirim terá de conseguir um novo Certificado de Operador Aéreo (COA), atualmente suspenso pela ANAC.
O certificado foi emitido em abril deste ano, e poucos meses depois, no primeiro dia de julho de 2021, após ganhar a outorga que autorizava a realizar voos comerciais, a Itapemirim iniciou as suas operações.