Sem Sair de Casa: sites da Infraero e Anac oferecem guia de viagem
11/07/2012
Consultar o voo, saber quais estão atrasados ou no pátio e um guia de passageiros, com perguntas e respostas sobre assuntos ligados a viagens aéreas antes, durante e após as chegadas e partidas. Esses são os serviços do interesse do cidadão que estão disponíveis no site da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) (www.infraero.gov.br) e que até já ganharam versão (em português, espanhol e inglês) para smartphones ou tablets. São serviços que permitem ao passageiro saber um pouco mais sobre procedimentos de viagens antes de arrumar as malas e sair de casa.
O destaque "Voos Online", que assim como todos os outros fica ao lado direito da home do portal, é fácil e simples de usar. Basta indicar o nome do aeroporto que quer acompanhar. Dá para saber, por exemplo, entre chegadas e partidas, a companhia aérea, o número do voo, a origem exata, a data e a hora da chegada e qual a status do voo.
A situação dos voos em geral também tem um link específico e com destaque que leva o mesmo nome. Lá é possível acompanhar, por aeroporto ou empresa aérea, quais os voos estão atrasados ou foram cancelados durante o dia em todo o país.
A opção "Aeroshopping" informa apenas sobre o que é o serviço e como fazer para se tornar um lojista do espaço. Infelizmente, não há uma lista com as lojas que funcionam nos saguões dos aeroportos, nem seus contatos.
O site ainda oferece um "Guia do Passageiro", que além de visualizado no site, pode ser baixado em PDF ou ser acessado pelo Facebook. Na edição há informações importantes para antes da viagem como compra da passagem, documentos para embarque, assistência especial (crianças desacompanhadas e portadores de deficiência). Durante a viagem, são informados dados como segurança nas decolagens e aterrissagens, e no desembarque, informações sobre o que fazer quando houver problemas com a devolução da bagagem.
Quanto aos trajetos internacionais, é possível saber sobre entrada de bens adquiridos no exterior, transporte de produtos de origem vegetal e animais, cuidados com a saúde para viagens internacionais (vacinação), além das mesmas orientações válidas para os voos nacionais. Os demais serviços oferecidos pela Infraero são para pessoas jurídicas e ligadas ao setor de aviação.
O "Guia do Passageiro" também é uma oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Responsável por supervisionar a atividade de aviação civil no Brasil, a agência tem seus serviços voltados a um público mais especifico, que está ligado ao setor de aviação, como obter habilitações e certificados, por exemplo. Para o cidadão, o site da agência serve apenas como mais uma fonte de informação.
Além do guia, no canal "Passageiros" o cidadão pode encontrar detalhes e instruções sobre atraso e cancelamento de voos e preterição de embarque (embarque não realizado por motivo de segurança operacional, troca de aeronave, overbooking, entre outros), documentos, bagagem, passagem aérea, acessibilidade, dicas para uma viagem tranquila, para gestantes, recém-nascidos e passageiros enfermos e um Espaço do Passageiro.
Neste último, o usuário pode avaliar as companhias aéreas e aeroportos do Brasil. Porém, antes de sair dando nota é preciso fazer um cadastro na agência. Atualmente, o Espaço do Passageiro tem 7.715 usuários cadastrados.