Reclamações contra empresas aéreas caem quase 75% no 2° trimestre
O número de reclamações dos viajantes contra as companhias aéreas brasileiras registrou uma queda de 74,4% no segundo trimestre de 2021, quando comparado com o mesmo período do ano passado, momento da pandemia em que medidas restritivas contra Covid-19 afetaram a economia e o setor.
Os dados foram divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) na última sexta-feira (22).
O órgão projeta que a cada 100 mil passageiros transportados, apenas 145 pessoas registraram reclamações contra as empresas aéreas. No 2º trimestre de 2021, foram transportados 11.097.510 passageiros pagos no mercado aéreo brasileiro – 458,8% a mais em relação ao mesmo período do ano anterior.
No período as principais reclamações, tanto para empresas estrangeiras quanto para brasileiras foram: Reembolso (41,6%), Oferta e compra (21,9%) e Alteração pelo passageiro (14,8%).
No caso somente das brasileiras, o ranking fica da seguinte forma: Reembolso (35,2%), Oferta e compra (27,1%) e Alteração pelo passageiro (14,8%).
De acordo com a Anac, as três principais empresas aéreas brasileiras tiveram um aumento de 22,3% no índice de solução de problemas no período analisado.
Os bons resultados estão relacionados à queda no número de cancelamentos de voos e a menor imprevisibilidade do setor. As companhias aéreas nacionais registraram crescimento na malha aérea doméstica pelo quinto mês consecutivo, segundo Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear).
“Esses resultados comprovam o esforço contínuo das companhias aéreas para aprimorar o relacionamento com os consumidores, diante de uma pandemia que teve um severo impacto para a operação aérea”, disse o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz.
Em comparação com o período pré-pandemia, entretanto, o número de reclamações ainda segue grande. Dados da Anac mostram que a companhia Gol Linhas Aéreas sofreu 7 mil reclamações entre os quase 3 milhões de passageiros.
Dessa forma, para cada 100 mil pessoas transportadas, foram registrados, em média, 241 reinvindicações. Já a Latam teve 5,5 mil requisições entre 3,1 milhões de pessoas transportadas. Por último a Azul, com 2,8 mil de reclamações com 4,4 milhões de passageiros no período analisado.
Procurada pela CNN, a Latam informou que também registrou queda de cerca de 70% de reclamações de passageiros, alinhado com o divulgado pela ANAC. A companhia informou ainda que tem aprimorado a capacitação de seus colaboradores e melhorado seus canais com os passageiros para evitar e resolver as reclamações.
Já a Azul informou que tem registrado sucessivas quedas nas reclamações e um alto índice de resolução de chamados, e que tem investido no aprimoramento do atendimento ao cliente e dos serviços oferecidos.
A CNN também entrou em contato com a Gol, mas ainda aguarda um retorno.