Para Cade, fusão entre companhias aéreas aumentou número de passagens sem elevar preço
BRASÍLIA — O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) divulgou um estudo nesta terça-feira em que aponta que a compra da Webjet pela Gol e a fusão entre a Azul e a Trip no início da década passada levaram a um aumento de assentos vendidos nas rotas em que as empresas atendiam sem elevar o preço das passagens.
No caso da compra da Webjet pela Gol, que foi anunciada em 2011 e liberada pelo Cade em outubro de 2012, o número de assentos vendidos nas rotas em que as duas empresas atuavam subiu 38% após a operação. Já as tarifas para essas mesmas rotas caíram 8%.
Já no caso da fusão entre Azul e Trip, notificada em junho de 2012 e aprovada em março de 2013, o crescimento do número de assentos vendidos nas rotas em que as operações das empresas eram sobrepostas subiu 27%, enquanto não houve efeito significativo nas tarifas.
O estudo considerou tarifas e assentos vendidos entre julho de 2010 e dezembro de 2019.