Companhias aéreas europeias tendem a enfrentar competição acirrada
As companhias aéreas europeias tendem a continuar enfrentando desafios devido a pandemia e a confiança em viagens e, por isso, tarifa mais baixa é considerada a palavra-chave para estimular a demanda. É isso o que aponta a Global Data, especialista em análises e dados.
“Com a receita ainda reprimida, as companhias aéreas terão um inverno difícil pela frente. Durante o que é tradicionalmente a entressafra na Europa, a pandemia provavelmente tornará as condições operacionais difíceis”, comenta Gus Gardner, analista associado de Viagens e Turismo da Global Data.
Ainda de acordo com o profissional, os casos de covid-19 podem potencialmente aumentar e outras variantes se desenvolver, reduzindo a disposição dos viajantes. “Com vários governos encerrando a licença de apoio, incluindo o Reino Unido, os custos trabalhistas irão inevitavelmente aumentar e decisões financeiramente difíceis devem ser tomadas. Um equilíbrio delicado deve ser alcançado entre atender a vários destinos e manter os custos operacionais sob controle. As companhias aéreas devem ser ágeis para garantir a sobrevivência”, detalha.
Por conta das incertezas, muitos devem atrasar seus planos de viagens, sobretudo por conta da variante Delta. De acordo com a análise da Global Data, o planejamento de viagens continuará a ser complicado com as restrições em constante mudanças, como a exigência de testes negativos para entrada em muitos territórios. Esses obstáculos, segundo estudo, são o principal motivo para evitar as viagens, conforme responde 55% dos entrevistados.
A competição entre as companhias aéreas europeias também era acirrada no período pré-pandemia e muitas vezes o preço era o fator determinante para os viajantes ao selecionar uma empresa. Por isso, com as incertezas proporcionadas pela pandemia, a ideia é encorajar reservas por meio de preços atrativos.
“Reduzir as tarifas para estimular a demanda será uma tática implantada neste inverno para preencher os assentos. Isso poderia atrair 57% dos entrevistados europeus que classificaram o preço como o fator mais importante ao selecionar uma marca de companhia aérea, de acordo com uma pesquisa ao vivo da Global Data. O preço será crítico para encorajar as viagens no ínterim e as companhias aéreas de baixo custo provavelmente serão as companhias aéreas dominantes neste inverno. Com os viajantes continuando a viajar para mais perto de casa, a extensa rede europeia dessas operadoras deve funcionar a seu favor”, conclui Gardner.