Dezoito aviões comerciais serão deslocados para resgatar americanos no Afeganistão
O Secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd J. Austin III, determinou a ativação do chamado Estágio I da Frota Aérea da Reserva Civil (Craf) para auxiliar na retirada de cidadãos e funcionários do país, além de outras pessoas em risco, do Afeganistão.
Inicialmente, dezoito aeronaves estarão envolvidas na missão: quatro da United Airlines, três cada da American Airlines, Atlas Air, Delta Air Lines e Omni Air e duas da Hawaiian Airlines. Elas não serão deslocadas diretamente para Kabul (KBL), mas sim para aeroportos mais seguros em países vizinhos e facilitará que aviões militares possam se concentrar nas operações dentro do espaço aéreo afegão.
Esta é a terceira vez em 31 anos que o Craf é acionado. A última vez foi entre 2002 e 2003, para a retirada de cidadãos americanos do Iraque durante a invasão do país, que culminou com a deposição e posterior condenação à morte do ditador Saddam Hussein.
O deslocamento desta frota não causará impacto para os voos comerciais das companhias envolvidas, segundo o Departamento de Defesa.