American, Delta e United irão ceder aviões para auxiliar o Afeganistão
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos ordenou às companhias aéreas americanas, dentre elas a American Airlines, a Delta e a United a cederem aviões para auxiliar na evacuação de pessoas do Afeganistão, conforme anunciado neste domingo (22).
O Pentágono, sede do departamento de defesa americano, ordenou que 18 aviões, dentre eles quatro da United, três da American, três da Delta, três da Omni Air e dois da Hawaiian Airlines, prestem auxílio na remoção de pessoas que estão evacuando o país, recentemente tomado pelo Talibã.
O Governo dos Estados Unidos afirmou que as aeronaves não irão pousar em Cabul, capital afegã, mas que irão embarcar indivíduos em risco, pessoas com visto especial de imigração e cidadãos americanos a partir do Catar e da Alemanha, com destino aos Estados Unidos ou outro país.
Esta é apenas a terceira vez em que o governo americano solicita o uso de aeronaves comerciais para as companhias aéreas. A última vez foi em 2003, quando o país trabalhou em uma operação no Iraque.