Recuperação aérea do Brasil: lenta, mas constante
A recuperação da aviação brasileira da epidemia de COVID-19 tem seus altos e baixos. Atualmente, as operadoras que operam no país recuperaram 44% do tráfego pré-epidêmico, segundo a Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC). Vamos investigar mais a fundo.
A Azul está atualmente na vanguarda do renascimento da companhia aérea brasileira.
Quem está liderando o mercado nacional neste momento?
Entre janeiro e junho de 2021, oito companhias aéreas domésticas ativas registradas na ANAC no Brasil transportaram atualmente 24,13 milhões de passageiros. Esperamos que a ANAC atualize suas estatísticas em breve, então vamos ver o desempenho do ITA Transporte Arios em seu primeiro mês de operação. A startup brasileira fez seus dois primeiros voos nos dias 29 e 30 de junho.
Atualmente, a Azul Linhas Arias domina o mercado nacional. A operadora transporta 9,5 milhões de passageiros e possui uma participação de mercado de 39,5%.
Um fato interessante sobre a Asula é que ela ficou em terceiro lugar em 2019 em termos de participação de mercado. Levou à recuperação da Azul na indústria de aviação brasileira, que hoje é 20% menor que os números pré-epidêmicos. Possui a melhor recuperação do país (e um dos melhores bounce packs da América do Sul).
A Azul deve divulgar seus resultados financeiros ainda hoje, então vamos ver como isso se encaixa em seu fundo de recuperação de passageiros.
Como estão a GOL e a LATAM atualmente?
Em 2019, a GOL Linhas Arias liderou o mercado doméstico no Brasil. Teve uma participação de mercado de 34,9% e transportou 15,9 milhões de passageiros no primeiro semestre.
Até o momento, em 2021, a GOL contava com 7,4 milhões de passageiros; Esta é uma recuperação doméstica de 46,5% em comparação com condições pré-infecciosas. Enquanto isso, a GOL não reiniciou sua conexão internacional, mas planeja fazê-lo em breve.
No primeiro semestre de 2021, a GOL registrou prejuízo líquido de US $ 414 milhões. Apesar do resultado, a companhia aérea está otimista e espera que o mercado brasileiro se recupere no segundo semestre. A GOL está muito otimista; Recentemente, anunciou o contrato para 28 aeronaves Boeing 737 Max-8 adicionais.
A LATAM, por sua vez, já transportou 6,9 milhões de passageiros domésticos para o Brasil. Esta é uma recuperação de 48,5% dos números de tráfego pré-epidemia. O Grupo LATAM Airlines (incluindo operadoras no Chile, Colômbia, Peru e Equador) relatou um prejuízo líquido de US $ 770 milhões no segundo trimestre de 2021.
Entre as demais operadoras ativas, elas tinham apenas 265.633 passageiros domésticos.
E o mercado internacional?
Devido aos vários tipos de COVID-19, o Brasil é praticamente fechado para viajantes internacionais.
Até agora, nem mesmo uma companhia aérea ultrapassou a meta de 200.000 passageiros por ano, o que é uma estatística surpreendente. Em 2019, a LATAM tinha uma média de mais de 400.000 passageiros por mês.
Entre janeiro e junho de 2021, a LATAM foi a principal transportadora internacional do Brasil. Transportou 177.536 passageiros, uma redução de 94% em relação às condições pré-epidêmicas. Conforme afirmado anteriormente, a GOL não está voando internacionalmente.
Na verdade, a LATAM está atualmente em primeiro lugar no ranking das 10 maiores companhias aéreas internacionais do Brasil, seguida por oito companhias aéreas não brasileiras. O 10º lugar é o lugar da Azul com 54.681 passageiros.
A Copa Airlines transportou muitos passageiros internacionais, como a LATAM, com 174.184 passageiros este ano.
À frente, a recuperação do Brasil depende da liberação da vacina em todo o país. Felizmente, até o final do terceiro trimestre deste ano, mais de 85% dos brasileiros com 30 anos ou mais estarão vacinados, segundo a GOL.