Com ampliação, Aeroporto Internacional de Campo Grande recebe novos voos
Com a entrega das obras de ampliação, o Aeroporto Internacional de Campo Grande começa a receber novos voos. Por enquanto, os destinos são aeroportos da cidade de São Paulo (SP), porém há expectativa para a chegada de voos internacionais.
A companhia aérea LATAM inaugurou este mês a rota Campo Grande-São Paulo/Congonhas com quatro voos semanais. “A companhia está confiante na retomada à medida que avança o processo de vacinação contra a Covid-19 no Brasil e as pessoas retomam os seus planos de viagem e, em função disso, tem avaliado sua malha diariamente e projetado novos voos em períodos mais curtos”, divulgou a empresa em nota.
Para o próximo mês, a companhia GOL aumentará a malha aérea em um voo diário da Capital para o Aeroporto Internacional de Guarulhos, também em São Paulo. “A Companhia mantém um voo diário de Campo Grande para Congonhas (CGH), o aeroporto central de São Paulo”, frisou a companhia em comunicado.
Embora o aeroporto esteja preparado para oferecer a estrutura necessária para a vinda de voos internacionais, é preciso interesse das próprias companhias aéreas para que isso ocorra. "Vale ressaltar que as empresas aéreas decidem suas rotas em função da viabilidade econômica e demanda de passageiros projetada. Atualmente, não há voo internacional comercial regular no aeroporto. No entanto, há operações internacionais de aviação geral e não regular, sem frequência definida", informou em nota a assessoria da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária).
Reforma e ampliação
As obras de ampliação do aeroporto da Capital tiveram início em outubro de 2019 com investimento de R$ 39,9 milhões, oriundos do Fnac (Fundo Nacional de Aviação Civil). De acordo com a Infraero, a capacidade anual de passageiros cresceu 2 milhões, passando de 2,5 milhões para 4,5 milhões. A área total também aumentou, de 7.215 m² foi para 14.852 m².
As salas de embarque, tanto doméstico como internacional, tiveram um acréscimo de 178%; o saguão de 91,5%; e as áreas comerciais foram ampliadas em 86%. A segurança ganhou um reforço com a duplicação de tamanho do canal de inspeção, que atualmente possui quatro aparelhos de raio-x.